quinta-feira, 24 de junho de 2010

PMBOK – Grupo de Processos – Planejamento

Com 21 dos 44 processos definidos no PMBOK, o grupo de processos de planejamento é o responsável por definir e amadurecer o escopo e o custo do projeto, agendar as atividades a serem realizadas no decorrer do mesmo e desenvolver o plano de gerenciamento do projeto. Não nos esqueçamos que os grupos de processos não representam o ciclo de vida do projeto e por isso mesmo atualizações decorrentes de mudanças aprovadas durante a execução do projeto normalmente causam impacto nos planos que devem ser atualizados e revisitados durante toda a vida do projeto (elaboração progressiva).

Listamos abaixo, por área de conhecimento, cada um dos 21 processos que compõe este grupo de processos.

Gerência de Integração:
  • Desenvolver o plano de gerenciamento de integração.

Gerência de Escopo:
  • Planejamento do escopo.
  • Definição do escopo.
  • Criar EAP.

Gerência de Tempo:
  • Definição da atividade.
  • Sequenciamento de atividades.
  • Estimativa de recurso da atividade.
  • Estimativa de duração da atividade.
  • Desenvolvimento do cronograma.

Gerência de Custo:
  • Estimativa de custo.
  • Orçamentação.

Gerência de Risco:
  • Planejamento do gerenciamento de riscos.
  • Identificação de riscos.
  • Análise qualitativa de riscos.
  • Análise quantitativa de riscos.
  • Planejamento de respostas a riscos.

Gerência de Qualidade:
  • Planejamento da qualidade.

Gerência de Recursos humanos:
  • Planejamento de recursos humanos.

Gerência de Comunicação:
  • Planejamento de comunicação.

Gerência de Aquisições:
  • Planejar compras e aquisições.
  • Planejar contratações.

Para o gerenciamento de projetos, este grupo de processos garante que os pontos chaves para que um projeto possa ter sucesso sejam verificados, planejados e analisados conforme melhores práticas. Apesar de serem muitos processos, devemos ter em mente que cada projeto poderá utilizar todos ou parte desses processos, dependendo da natureza e do ambiente em que está inserido.

Não percam as próximas postagens, pois temos muito a falar ainda!!!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

PMBOK – Grupo de Processos – Iniciação


Como já dito na postagem sobre o conceito de grupos de processos, o grupo de iniciação define e autoriza o projeto ou uma fase do projeto. Normalmente, os processos deste grupo são realizados fora do escopo de controle do projeto, ou seja, as atividades desses processos são executadas por pessoas que não necessariamente fazem parte do time do projeto. Esta afirmação é bem fácil de entender quando estamos falando de um novo projeto. Neste caso ainda não existe o projeto formalizado e as pessoas que têm interesse que o mesmo seja feito devem elaborar o termo de abertura e a declaração do escopo preliminar a fim de constatar que o projeto proposto está alinhado aos interesses estratégicos da organização. Já em projetos em curso e com várias fases, os processos de iniciação são realizados entre as fases a fim de validar e verificar os resultados até aquele ponto e definir se o projeto deve continuar na fase seguinte ou não.

O grupo de iniciação é formado por dois processos (ambos da área de conhecimento da gerência de integração) a saber:

  • Desenvolver o termo de abertura do projeto.

  • Desenvolver a declaração do escopo preliminar.

Lembramos mais uma vez que a descrição detalhada dos processos será feita, por motivos didáticos, quando formos falar de cada área de conhecimento. Neste momento, o que é interessante verificar em relação aos processos que compõem o grupo de iniciação, é que os mesmos são verdadeiros tradutores das necessidades de negócio, elencadas normalmente em um planejamento estratégico. Esta tradução espelha-se no termo de abertura do projeto, que é elaborada com uma “linguagem” do negócio e pela declaração de escopo preliminar que já possui uma “linguagem” mais voltada para o gerenciamento de projetos. Dentro deste contexto, fica fácil constatar que o envolvimento dos clientes e de outras partes interessadas durante a iniciação aumenta a probabilidade de sucesso do projeto.

Na próxima postagem, falaremos do grupo de processos que detém o maior número de processos dentre todos os outros. Não deixem de acompanhar...

sexta-feira, 11 de junho de 2010

PMBOK – Coffee Break 1 – Copa do Mundo, entre outros



Nesta postagem estreamos um pequeno espaço que visa descontrair um pouco o ambiente deste blog. Sempre que acharmos que uma carga muito grande de informação foi passada sem que tivéssemos um momento de descontração, daremos uma pausa para falarmos sobre outros assuntos, já que ninguém é de ferro!!!


A Copa do Mundo está aí!!! Como sou vidrado em futebol espero acompanhar o máximo que puder (e que o trabalho deixar). Como mais um técnico, entre os milhões de brasileiros, não estou levando muita fé na nossa seleção. Nomes como Josué e Kleberson soam como estrangeiros em meio a tantos craques que o anão mestre (Dunga) deixou de fora. Apesar de todos os xingamentos e promessas de que não iremos torcer pelo Brasil, na hora que a bola rola não tem jeito, estamos lá vidrados e roendo as unhas. Sina de torcedor...

Rapidinhas:

  • Felipão no Mengão (Sonho de inverno!!!) – Como rubro-negro fiquei entusiasmado com a notícia vinculada na terça-feira dia 08/06 que dizia que o Flamengo tinha “quase tudo” acertado com o Scolari. Alegria de pobre dura pouco... duas horas mais tarde o Renato Maurício Prado (jornalista que deu a notícia) foi desmentido pela Patrícia Amorim...


  • Logo da Copa de 2014. Alguém pode me explicar que porcaria de logo é essa mostrada ao lado? Será que é o Chico Xavier psicografando? Será que é a cara de vergonha do povo brasileiro vendo as promessas de infraestrutura não serem cumpridas e o dindim público sendo desviado? Será que é um bocado de mãos dando um mega “pedala robinho”? Será que é um presságio da foto do Dunga com a nossa seleção na Copa da África? Será que é a torcida do Vasco no final do ano? Tirem suas próprias conclusões...

  • BP e o Golfo do México – Pela enésima vez a BP disse que falhou a tentativa de estancar o vazamento que tanto tem castigado o golfo do México. Não estaria na hora do mundo inteiro fazer uma manifestação? Por que a ONU não entra no assunto e alguém sério aplica uma multa daquelas?

Uuuuuuooooooooooooooonnnnnn!!! Bem, tocou o sinal, vamos voltar com a corda toda para o gerenciamento de projetos? Sigam-me os bons!!!!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

PMBOK – Áreas de Conhecimento - Conceito

Caro leitor, na verdade não há muito o que falar sobre o conceito de áreas de conhecimento. O que podemos dizer é que as áreas de conhecimento agrupam os processos de forma lógica, dividindo-os em relação a um determinado objetivo. No total são nove áreas de conhecimento e as mesmas tratam dos tópicos que necessitam de controle e gerência para que o projeto consiga alcançar seus objetivos. Abaixo listamos todas as nove áreas de conhecimento descritas pelo PMBOK:


  • Integração do gerenciamento do projeto – Processos que fazem a “cola” entre os outros processos de cada grupo. Possuem visão integrada do projeto.

  • Gerenciamento do Escopo do projeto – Processos relacionados ao escopo do projeto.

  • Gerenciamento do Tempo do projeto – Processos relacionados ao cronograma do projeto.

  • Gerenciamento do Custo do projeto – Processos relacionados aos custos do projeto.

  • Gerenciamento dos Riscos do projeto – Processos que tratam dos riscos identificados no projeto.

  • Gerenciamento da Qualidade do projeto – Processos que fazem o controle e a garantia da qualidade do produto assim como do projeto em si.

  • Gerenciamento dos Recursos Humanos do projeto – Processos que tratam dos recursos humanos.

  • Gerenciamento das Comunicações do projeto – Processos que gerenciam a comunicação dentro do projeto.

  • Gerenciamento de Aquisições do projeto – Processo responsável por tratar com fornecedores do projeto.


Vejam que coisa linda de Deus!!! As áreas de conhecimento não estão descritas de forma aleatória. É interessante notar, conforme figura abaixo, que as áreas de conhecimento estão diretamente relacionadas com a tríplice restrição que existe em cada projeto (custo, escopo e tempo). Decorrente da gerência desses três temos a área de conhecimento responsável pela qualidade. Os processos em torno desse núcleo (riscos, comunicação e integração) garantem o andamento do projeto, protegendo o que está definido na tríplice restrição. Recursos humanos e aquisições completam o quadro alimentando a engrenagem para que tudo funcione. É ou não é algo bem pensado? Ninguém se arrepiou, nem um pouco, com esta explicação?




Nas próximas postagens voltaremos aos grupos de processos para identificarmos individualmente cada um deles. Após esta definição mergulharemos nos detalhes referentes as áreas de conhecimento, especificando melhor cada processo que o compõe.


Sigam-me os bons!!!!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

PMBOK – Grupos de Processos - Conceito

A partir desta postagem estaremos adentrando no core business do gerenciamento de projetos, segundo o PMBOK. Este guia de melhores práticas desenvolveu uma matriz onde se encontram os processos referentes ao gerenciamento de projetos comuns à maioria dos projetos. Estes processos tratam do desempenho do projeto e têm como meta o alcance de seus objetivos. No total, a quarta edição do PMBOK possui 44 processos onde cada um pertence a uma área de conhecimento e a um grupo de processos.

Os grupos de processos, conforme já dissemos na postagem anterior, não devem ser confundidos com o ciclo de vida do projeto. Abaixo listamos os cinco grupos de processos e suas definições.

  • Grupo de Iniciação -Define e autoriza o projeto ou uma fase.
  • Grupo de Planejamento – Define e refina os objetivos e planeja as ações necessárias para alcançar os objetivos e o escopo para os quais o projeto foi criado.
  • Grupo de Execução – Integra pessoas e outros recursos para realizar o plano de gerenciamento do projeto.
  • Grupo de Controle – Mede e monitora o progresso para identificar variações em relação ao plano de gerenciamento do projeto.
  • Grupo de Encerramento – Formaliza a aceitação do produto, serviço ou resultado e conduz o projeto ou uma fase do projeto a um final ordenado.

Durante as postagens que falarão mais especificamente de cada grupo de processos estaremos listando cada um dos processos, porém, o detalhamento dos mesmos só será feito quando formos visitar as áreas de conhecimento, por uma questão didática, certo? Neste momento, o que vale a pena tratarmos é a interação entre os processos que compõem os grupos de processos. Abaixo mostramos um gráfico que demonstra exatamente isto. Percebam algumas coisas interessantes, como por exemplo: os processos referentes ao grupo de processo de encerramento começam muito antes da finalização do projeto, assim como os processos do grupo de processo de planejamento se estendem quase até o final do mesmo.



Além desta interação entre os grupos de processos, é importante verificar que existe um ciclo PDCA definido para o gerenciamento de projetos. Este ciclo se repete n vezes durante a execução do projeto, dependendo do ciclo de vida adotado para o mesmo. A figura abaixo mostra este ciclo.



Após passarmos pelos conceitos sobre os grupos de processos, estaremos, na próxima postagem, definindo as áreas de conhecimento, antes de adentrarmos em maiores detalhes sobre cada processo... Não percam!!!