sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

BSC – Introdução – Planejamento Estratégico



Queridos leitores, conforme havíamos planejado, vamos iniciar os trabalhos do ano falando sobre Planejamento de TI e BSC (Balanced Scored Card). É preciso entender, antes de qualquer coisa, que existem vários conceitos sobre planejamento de TI que nos confundem, tornando o assunto mais complexo do que realmente é... Vamos tentar, a partir de agora, desmistificar um pouco este assunto e mostrar o quanto um planejamento bem feito pode auxiliar na busca de uma TI eficiente e que atinge os objetivos esperados...

Em qualquer empresa, não se deve escrever uma linha do planejamento de TI sem antes conhecer o Planejamento Estratégico da organização. Neste momento pode surgir uma dúvida: e se minha empresa não tiver um Planejamento Estratégico? Neste caso, façamos o planejamento de TI sem o planejamento estratégico mesmo, mas o risco de termos problemas no decorrer do trabalho do dia a dia é bem grande. Outra pergunta pode surgir: o que é um Planejamento Estratégico? Resumidamente, o Planejamento Estratégico é um processo que determina e documenta os principais objetivos da organização em um período de tempo, as políticas e estratégias para o alcance destes objetivos e os recursos que deverão ser empregados para a sua execução.

O Planejamento Estratégico não deve ser confundido com a Gestão Estratégica. Enquanto aquele pode ser definido como uma metodologia gerencial que permite estabelecer “o norte” a ser seguido por toda a organização, este se define por ser um processo contínuo e interativo que visa manter a organização integrada e focada em seus objetivos.

Para ficar mais claro, podemos dizer que o Planejamento Estratégico tem as seguintes atribuições: Estabelecer os Referenciais Estratégicos (Missão, visão, valores, políticas, etc), Realizar Análise do Ambiente (características da organização e do ambiente e matriz SWOT) e Formular a Estratégia Organizacional (objetivos organizacionais e iniciativas para alcance dos mesmos). Já a Gestão Estratégica se encarregaria de: Implementar a Estratégia Organizacional e Realizar o Controle Estratégico.

Quando formos falar do BSC, entraremos mais detalhadamente nestas atribuições do Planejamento Estratégico, pois tentaremos fazer um passo a passo para a construção de um Planejamento Estratégico e de um conjunto de indicadores que irão controlar o andamento da organização. Combinado?

Então...

...Sigam-me os bons!!

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Retornando das Férias!!!




Queridos leitores, é com imenso prazer que retorno das férias com as baterias recarregadas e pronto para um novo ano de disseminação do conhecimento, sempre na busca de uma TI Inteligente!!!

A partir da próxima postagem retomamos o nosso caminho com um pouco de planejamento de TI e o BSC.

Vocês não perdem por esperar !!!