sexta-feira, 25 de abril de 2014

BSC – Mapa Estratégico – Objetivos Estratégicos



Queridos leitores, tendo feito a análise da matriz SWOT (ver postagem anterior), já podemos dizer que temos insumo suficiente para definir os Objetivos Estratégicos. Um Objetivo Estratégico é uma ação que visa atender a missão da empresa e a visão de futuro que ela tem, sempre respeitando os valores definidos e o resultado da análise da matriz SWOT. Estas “ações” ou Objetivos Estratégicos devem ser distribuídos nas diferentes perspectivas do mapa estratégico, conforme já visto em postagens anteriores. A definição destes Objetivos permite que a empresa possa, em um segundo momento, inter-relacioná-las gerando, assim, o movimento de causa e efeito, onde é possível se verificar como um Objetivo referente a perspectiva de Pessoas e Tecnologia pode influenciar em um outro Objetivo da perspectiva financeira, por exemplo.


 É interessante perceber na figura acima que os Objetivos Estratégicos começam sempre com um verbo. Como já dissemos, os Objetivos Estratégicos são ações e como tal devem ser representadas por um verbo no infinitivo.

Vendo um mapa estratégico pronto pode parecer fácil definir os Objetivos Estratégicos, mas na verdade não é!! Quando participei de um processo de elaboração de um mapa estratégico, uma consultoria foi contratada e fizemos algumas rodadas com os gerentes de todos os níveis, até chegarmos aos Objetivos Estratégicos que representassem os anseios da empresa em alcançar a visão definida. Estes Objetivos são condensados, posteriormente, e relacionados para que se tenha a relação de causa e efeito.

Na minha opinião, a dificuldade maior na definição dos Objetivos Estratégicos está no fato de que cada Objetivo tem de ser medido e avaliado por meio de poucos, mas bons indicadores. Isso significa que, mesmo não sendo um Objetivo Estratégico financeiro, ele deve ser medido e quantificado de alguma forma para que a empresa saiba se está sendo alcançado ou não.

No mundo da TI, o COBIT representa uma excelente fonte na definição de indicadores que podem ser utilizados em um BSC voltado para esta área em específico.

Bem pessoal, definidos os Objetivos Estratégicos, vamos falar, na próxima postagem um pouco mais sobre as ações estratégicas e os indicadores de acompanhamento...

... vocês não perdem por esperar!!!

sexta-feira, 11 de abril de 2014

BSC - Tempo Forçado



Queridos leitores, vocês perceberam que passei o mês de março sem publicar praticamente nenhuma postagem... Em primeiro lugar gostaria de me desculpar e dizer que foi por uma causa muito nobre... Tive que me ausentar para dar suporte a minha família que estava passando por um momento de dificuldade, mas também de muita felicidade, pois, graças a Deus, tudo se resolveu de uma forma extremamente positiva...

Obrigado senhor por tudo!!!

Estamos de volta e continuaremos nossa viagem pelo BSC e pela montagem de um mapa estratégico exemplificativo...

Vamos juntos?