sexta-feira, 25 de julho de 2014

APF - Introdução



Queridos leitores, iniciamos, com esta postagem, uma nova viagem que promete ser intrigante! Vamos falar da APF – Análise de Pontos de Função. Alguns podem estar se perguntando: para que existe isso? Qual o seu objetivo? Qual a utilidade?

Bem, antes de começar a responder as perguntas acima, gostaria de colocar outras questões que talvez ajudem a entender o porquê de se utilizar a APF. Você sabe precificar um software? Sabe medir o tamanho e o esforço de construção de uma determinada aplicação? Pois é... Antigamente, a coisa era feita na intuição ou na sugestão “infalível” do Oráculo (na época não existia o Google, verdadeiro oráculo, então, normalmente, o Oráculo era representado pelo cara mais cabeça da área de TI que tinha o “respeito tecnológico” de todos – hehehehe).

É claro que este tipo de abordagem não poderia sobreviver em um mundo competitivo como o nosso. Era necessário se medir, de alguma forma, uma determinada aplicação. A APF tenta suprir esta necessidade (vale a pena lembrar que não é a única), já que ela pode ser definida como uma técnica que permite medir a funcionalidade de um software, sob a visão do usuário, a partir da descrição dos requisitos do usuário.  Percebam que o sucesso da APF está no fato dela ser uma técnica de medição baseada na visão do usuário... Ahhhhhh! Então é por isso que ela consegue ser entendida por pessoas que não são de TI? Siiimmmmm... Interessante não?

A APF possui os seguintes objetivos:


  • Medir sistemas, independentemente da tecnologia utilizada, pois se baseia nas funções executadas que podem ser identificadas pelos usuários.
  • Identificar um padrão de medida para a produtividade e qualidade da área de sistemas, uma vez que se aprimora, a partir do histórico de uma equipe, os indicadores de produtividade.
  • Como consequência do item anterior, acaba por ser uma ferramenta auxiliar nas estimativas de recursos para o desenvolvimento de aplicações.
  • Permitir comparações entre projetos similares.

Estão convencidos que a APF é algo interessante e que é mais uma peça importante para uma gestão de TI Inteligente? Então vamos juntos mergulhar nesta técnica! Tentarei usar exemplos vividos na realidade para ilustrar melhor, combinado?

... então...

... Sigam-me os bons!!!

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Próximos Passos - Parte 2



Queridos leitores, conforme falamos na última postagem, e depois de pensar bastante, acho interessante seguirmos o que foi planejado antes mesmo de entrarmos no assunto BSC. Assim, para a galera da gestão e também para a galera do desenvolvimento, segue abaixo o próximo tema a ser abordado pelo nosso blog...



Espero que curtam esta nova viagem que estamos presta a iniciar, na busca constante por uma gestão de TI Inteligente...

Após a APF, seguiremos com a nova versão do Cobit, beleza?

Vamos juntos?

Obs.: A imagem colocada acima é da capa do Livro escrito por Carlos Eduardo Vasquez, referência em APF.