quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Aniversário do Blog!






Hoje é um dia de festa para o nosso blog!!! Estamos completando 5 anos de vida!!! Isso mesmo, CINCO anos!!! O tempo realmente passa muito rápido, não?

Gostaria de escrever essas poucas palavras para agradecer àqueles que acompanham o blog e o enriquecem com perguntas, críticas, elogios e brincadeiras... Acho que este é o intuito deste trabalho.

Acredito na ideia que o conhecimento deve ser disseminado de forma livre e não como propriedade exclusiva de quem pode pagar. Por isso, não recebo um tostão para escrevê-lo. Espero, de coração, que ele esteja ajudando as organizações e seus funcionários a fazerem uma TI mais inteligente, a serviço das pessoas, das empresas, da sociedade e do país.

Continuemos juntos nesta viagem!!!

Obs.: Se vocês tiverem dicas de assuntos a serem tratados neste blog, podem colocar no comentário desta postagem. Se tiver conhecimento, prometo que entra na lista!!

Então...

... Sigam-me os bons!!!


sexta-feira, 14 de novembro de 2014

APF – Etapas da Contagem – Etapa 3 – Arquivo Lógico Interno



Agora que já definimos a fronteira do sistema a ser contado, podemos dar início a contagem dos pontos de função propriamente dita.

Os primeiros elementos a serem contados serão os Arquivos Lógicos Internos e Externos, também conhecidos pelas siglas ALI e AIE. Nesta postagem, falaremos sobre os Arquivos Lógicos Internos. O ALI é um grupo de dados ou informações de controle requisitadas pelo cliente, cuja manutenção é realizada pela aplicação dentro da fronteira definida. Entenda informação de controle como qualquer dado utilizado pelo sistema para garantir que todas as funções sejam realizadas conforme solicitado pelo usuário. Assim, podemos definir três critérios para identificar um ALI: Os dados são manutenidos pelo usuário por meio de rotinas implementadas no sistema que está sendo contado, os dados foram requisitados pelo cliente refletindo suas necessidades de informação ou os dados são armazenados dentro da fronteira da aplicação.

Para contar um ALI, é necessário definir, antes, os TDs e os TRs. Na verdade, nós contamos os TDs e os TRs e a partir deles temos a quantidade de pontos do ALI. Ok, mas afinal, o que são TDs e TRs? Ufa! Ainda bem que alguém perguntou... Os TRs representam os Tipos de Registro ou os Registros Lógicos, ou seja, grupos e subgrupos de dados que fazem sentido para o cliente. No ALI contamos os TRs da seguinte forma:

  • Um TR para cada subgrupo de dados em que pelo menos um dado é obrigatório para a criação de um item num arquivo.
  • Um TR para cada subgrupo de dados opcionais para a criação de um item num arquivo.
  • Caso não haja subgrupos, contar um TR para cada arquivo lógico.


Já os TD’s são os Tipos de Dados e representam os campos reconhecidos pelo usuário dentro dos ALI. Possui as seguintes regras:

  • Um TD para cada campo reconhecido pelo usuário dentro do ALI.
  • Contar apenas um TD para campos armazenados em mais de um lugar (ex.: Data)
  • Contar somente um TD para campos que aparecem mais de uma vez em um ALI por causa da Tecnologia utilizada (Ex.: Chaves estrangeiras nas tabelas do Banco de Dados).

Feita a contagem dos TDs e dos TRs, fazemos a relação com a tabela abaixo e descobrimos a complexidade do ALI



Definida a complexidade, olharmos a tabela de Pontos por Complexidade e descobrimos quanto pontos tem um determinado ALI.



E assim temos a contagem de pontos de função de um ALI, simples não?. Na próxima postagem falaremos do AIE...

... Sigam-me os bons!!!