segunda-feira, 24 de maio de 2010

PMBOK – Introdução (Parte 5) – Stakeholders

Esta pequena palavra virou moda no mundo do gerenciamento de projetos. É até chique falar stakehoders com um leve sotaque britânico (steiquerrolders, com um leve pigarro no final da palavra!). Na verdade, os stakeholders representam as partes interessadas do projeto. Alguns autores também consideram como sendo os envolvidos no projeto, apesar desta tradução não estar 100% correta.

Para melhor explicar os stakeholders, tomemos como exemplo um projeto de desenvolvimento de um software para a empresa ACME (pense em uma criatividade!!!). As partes interessadas seriam pessoas e organizações que estariam ligadas ao projeto da seguinte forma:

  • Ativamente envolvidas no projeto. Exemplo: desenvolvedores, arquitetos, analistas de requisitos, etc.
  • Cujos interesses podem ser afetados como resultado da execução ou do término do projeto. Exemplo: usuários que utilizarão o novo software, etc.
  • Podem exercer influência sobre os objetivos e resultados do projeto. Exemplo: alta direção da empresa, conselho administrativo, chefes, coordenadores, etc.

Para o PMBOK, existem as seguintes partes interessadas na grande maioria dos projetos: Clientes/usuário; membros da equipe do projeto; equipes de gerenciamento de projetos (membros da equipe que estão diretamente envolvidos nas atividades de gerenciamento); gerentes de projetos (responsável maior pelo projeto); organização executora; patrocinador (pessoa ou grupo que fornece os recursos financeiros para o projeto); influenciadores (pessoas ou grupos que não estão diretamente relacionados ao projeto, mas que, devido à posição na organização, podem influenciar o projeto) e o escritório de projetos. É importante lembrar que dependendo do projeto podem haver outros stakeholders, além dos descritos acima, porém o PMBOK considera que estes, listados acima, são os principais, presentes na maioria dos projetos. A figura abaixo representa a relação entre alguns deles e o projeto.



Com esta postagem finalizamos a introdução e os conceitos iniciais do PMBOK. Entraremos agora no meandro do PMBOK, seus processos e suas áreas de conhecimento, porém antes dedicaremos uma postagem para falarmos sobre o ciclo de vida dos projetos.

Vamos juntos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário