sexta-feira, 17 de agosto de 2012

COBIT - Característica Geral - Foco no Negócio – Recursos de TI


Como já vimos, a Característica Geral - Foco no Negócio é composta pelos Critérios da Informação e pelos Recursos de TI. Como aquele já foi esmiuçado na postagem anterior, vamos adentrar, nesta postagem, nos conceitos do COBIT em relação aos Recursos de TI.

Para que possamos contextualizar, a fim de que o entendimento seja mais claro, vamos recapitular o esquema da postagem anterior, que mostrou como é iniciado o alinhamento entre as metas de negócio e as metas de TI. Neste esquema temos o seguinte:

Estratégia da Empresa → Objetivos de Negócio para TI → Objetivos de TI → Arquitetura Corporativa para TI → BSC voltado para TI

A Arquitetura Corporativa para TI é direcionada pelos Objetivos de TI. Com base nos objetivos estabelecidos, a Arquitetura Corporativa para TI definirá os processos necessários para que estes Objetivos sejam alcançados. Se vocês não estiverem esquecidos, já comentei que os processos usam recursos para gerar as informações que serão consumidas pelo negócio. Assim sendo, precisamos saber que recursos de TI existem para que os processos possam, por meio destes recursos, produzir as informações, que por sua vez devem atender aos Critérios estabelecidos (Critérios da Informação). Perceberam como tudo se encaixa perfeitamente como em um quebra-cabeça? Muito genial, não?

Empolgação a parte, o COBIT define e conceitua os seguintes Recursos de TI:

  • Aplicações: Sistemas que processam informações. É importante salientar que o COBIT usa a palavra Sistemas de uma forma ampla, ou seja, não se restringe apenas a um determinado software. Pode ser, por exemplo, o preenchimento de um formulário em Papel que seguirá um determinado fluxo.
  • Dados: Aqui há um ponto falho no COBIT, na minha opinião particular. O COBIT não faz uma diferenciação clara entre dados e informações. Desta forma, Dados, neste conceito, podem ser dados capturados, processados e gerados por sistemas de informação, em qualquer formato usado pelo negócio.

  • Infraestrutura: O COBIT define que infraestrutura abrange, tanto recursos de TI (hardware, rede, sistemas operacionais, etc), quanto instalações físicas que suportem o processamento das informações.

  • Pessoas: Equipe necessária para fazer com que os processos sejam executados. Como ainda não alcançamos a época de Star Wars, o ser humano ainda continua sendo indispensável para o bom funcionamento das organizações.

Caros leitores, estes são os Recursos de TI, identificado pelo COBIT como necessários para que os processos que disponibilizam informações relevantes para o negócio sejam executados. Na próxima postagem falaremos da próxima Característica Geral deste modelo, qual seja, a característica “Orientado a Processos”.

Aguardem...

… e...

… Sigam-me os bons!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário