sexta-feira, 31 de agosto de 2012

COBIT - Característica Geral – Orientado a Processos – Matriz RACI


Queridos leitores, vimos na postagem anterior que o COBIT possui uma série de processos, divididos em domínios, que servem para organizar os Recursos de TI, a fim de que estes possam produzir as informações necessárias para que o negócio possa atingir os seus objetivos, segundo os mais diversos critérios. Vimos, também, que a partir desta ideia surgiu o famosos Cubo COBIT.

Pois bem! O COBIT não para apenas nos processos não! Ele define as atividades de cada processo e responsabiliza os(as) atores/funções envolvidos(as) criando a Matriz RACI. Esta matriz classifica o nível de responsabilidade de cada ator/função em relação às atividades que fazem parte de um determinado processo. O nome RACI vem exatamente dos níveis definidos, como podemos comprovar abaixo:

  • Responsible (Responsável) – Ator/Função responsável pela execução da atividade.
  • Accountable (Responsabilizado) – Ator/Função que presta contas pelos resultados da atividade.
  • Consulted (Consultado) – Ator/Função que deve ser consultado para execução da atividade.
  • Informed (Informado) – Ator/Funcão que deve ser informado do resultado da atividade.

Vale a pena lembrar que não podemos confundir os termos em inglês, especialmente Responsible e Accountable com Responsável e Responsabilizado em português. O Responsabilizado, em português é aquele que responde, presta contas, pelo resultado da atividade, ou seja, ele é o Accountable!! e o Responsável, na verdade, é aquele que executa a atividade. Atenção com isso!!!

Outra coisa importante, é o fato do COBIT não se preocupar com a descrição detalhada das atividades de cada processo, ou seja, como a atividade deve ser feita. Por este motivo, e de forma proposital, o COBIT é considerado um modelo guarda-chuva, pois, a partir da atividade definida neste modelo, você pode utilizar qualquer outra metodologia que descreve como fazer a atividade (ITIL, PMBOK, SixSigma, etc.). Abaixo mostramos um exemplo em relação ao processo PO10 – Gerenciamento de Projetos. Veja que as atividades não entram no detalhe, que certamente estarão mais bem descritas, em termos de implementação, no PMBOK, por exemplo.


Outro ponto interessante é o fato de pessoas/funções poderem assumir mais de um papel para uma determinada atividade. Porém, o COBIT sugere que haja apenas um Accountable para cada atividade (círculos em vermelho na figura acima).

Na próxima postagem, continuaremos a navegar pelas Características Gerais que, como vocês podem perceber, vão construindo todo o modelo Cobit.

Aguardem...

… e...

… Sigam-me os bons!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário