sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

COBIT – Estrutura dos Processos – Apresentação dos Processos – Parte 3


Finalizando a forma de apresentação dos processos dentro do COBIT, veremos nesta postagem que o COBIT reserva as últimas páginas que descrevem cada processo para colocar as sugestões de métricas para os objetivos, conforme figura abaixo, e o modelo de maturidade do processo em questão.

  
Em relação às métricas, vale a pena lembrar que elas dizem respeito aos três níveis de objetivos (de TI, de processos e de atividades) e que são descritas como métricas de resultados (antiga KGI) e métricas de Desempenho (antigas KPI). Quem quiser relembrar um pouco mais sobre estes itens, favor verificar a postagem do dia 28 de setembro de 2012.

É importante dizer, ainda, que as métricas mostradas nos processos são sugestões e que cada empresa, de acordo com a sua necessidade de negócio, pode adicionar, altear ou suprimir aquelas que não fizerem sentido.

Por fim, conforme figura abaixo, o COBIT descreve os níveis do modelo de maturidade para cada processo. Percebam que cada processo terá a sua definição para cada nível de maturidade, mas todas utilizarão como base a descrição geral, conforme colocamos na postagem do dia 21 de setembro de 2012.


Queridos leitores, com esta postagem finalizamos a estrutura de apresentação dos processos do COBIT. A partir de agora daremos uma pincelada nos processos mais conhecidos de cada domínio.

Vamos juntos? Então...

... Sigam-me os bons!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário