terça-feira, 29 de janeiro de 2013

COBIT – Processos – Domínio PO – Parte 1

Após passarmos pela forma como o COBIT estrutura as informações dos seus processos, entraremos, a partir desta postagem, em cada um dos domínios, explicando de forma sucinta os processos existentes em cada um deles. É claro que não temos a intenção de adentrar de forma aprofundada em cada processo, pois acabaríamos enveredando por um caminho pouco atraente para este tipo de meio de comunicação. Em vez disso, iremos listar cada um dos processos, identificando os objetivos e as características que considerarmos interessantes, combinado? Então mãos a obra!!!

Vamos dar o ponta pé inicial pelo domínio PO (Plan and Organize – Planejamento e Organização). Este domínio é composto por 10 processos e está mais ligado aos aspectos estratégicos e táticos da TI e da organização, ou seja, os processos deste domínio buscam definir como a TI suportará o negócio de forma eficiente e eficaz.

Veremos abaixo do processo PO1 ao PO5, que estão ligados a parte mais estratégica da organização.

PO1 – Definir um plano estratégico de TI – Este processo tem como meta integrar a gestão de TI à gestão de negócios, por meio da ofertas de serviços de TI que atendam aos requisitos de negócio (famoso alinhamento entre TI e negócio!). É importante lembrar que a oferta de serviços de TI não é feita de forma desordenada e que o processo busca desenvolver estratégias para que as entregas sejam feitas de forma eficiente e eficaz e que de fato tenham efetividade.

PO2 – Definir a arquitetura da informação – Este processo busca estabelecer um modelo de dados corporativo que garanta a integridade e a consistências desses ativos, ou seja, como a organização vai lidar com a informação que possui e com a informação que é trocada com o meio em que vive. Este trabalho consiste na definição de modelos, classificações, propriedades, padrões, entre outros.

PO3 – Determinar a direção tecnológica – Este processo é mais conhecido como a definição de padrões tecnológicos de infraestrutura que permitam aproveitar oportunidades. Estes padrões, obviamente, não devem ser colocados de forma arbitrária sem um estudo da realidade da empresa e das necessidades do negócio.

PO4 – Definir processos organizacionais e relacionamentos – Estabelecimento de comitês de TI que sejam transparentes e flexíveis e de processos de TI que estejam claros em termos de papéis e responsabilidades.

PO5 – Gerenciar o investimento em TI – É o processo responsável por tomar as decisões sobre a grana a ser utilizada na TI. Estas decisões devem ser efetivas e eficientes no que tange aos investimentos nesta área. Para que isso seja possível, o processo indica a necessidade de definir e monitorar orçamentos de TI de acordo com a estratégia definida pela organização.

Bem pessoal, de forma resumida passamos pelos primeiros processos do domínio PO. Para que o entendimento se torne mais fácil, iremos preencher a figura abaixo a medida em que formos tratando os processos do COBIT. Vejam que os primeiros processos, como já dissemos, estão voltados para a área mais estratégica da empresa.



Continuaremos a explorar os processos do COBIT nas próximas postagens...

Não percam as cenas dos próximos capítulos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário