sexta-feira, 15 de março de 2013

COBIT – Processos – Domínio ME

Queridos leitores, para finalizar os processos do COBIT e completarmos a nossa figura, falaremos nesta postagem dos 4 processos do domínio ME (Monitor and Evaluate). Como já dito em postagens anteriores, os processos deste domínio estão focados em monitorar o desempenho e avaliar os controles de TI nos três níveis da organização (estratégico, tático e operacional). Por isso, conforme percebemos na figura abaixo, que agora se completa com todos os processos, os 4 processos do domínio ME estão espalhados nos três níveis.


Para clarificar os processos deste domínio, façamos um leve detalhamento de cada um.

ME1 – Monitorar e avaliar o desempenho de TI – Este processo está mais ligado a parte operacional, uma vez que faz o monitoramento das métricas dos processos relatando-os e buscando implementar ações de melhorias. Seu foco está está na coleta de metas e indicadores e na revisão do desempenho comparado com as metas predefinidas.

ME2 – Monitorar e avaliar controles internos – Este processo monitora os processos de controle das atividades de TI e identifica, também, possíveis ações de melhorias. Seu foco principal está na monitoração dos objetivos de controle.

ME3 – Garantir conformidade com requisitos – Processo responsável por verificar leis, regulamentos e contratos e se há conformidade destes com as atividades de TI. Além disso, deve buscar a otimização dos processos para evitar a não-conformidade com os requisitos externos.

ME4 – Prover governança de TI – Processo responsável por elaborar relatórios estratégicos de TI que mostram o desempenho de TI em relação ao negócio e seus objetivos. Tem o foco no estabelecimento de um framework de governança de TI que esteja integrado à governança corporativa.

Finalizamos, com essas última informações, a nossa viagem por este incrível framework de governança de TI, chamado COBIT. Pelo o que pudemos estudar, ficou claro que o alinhamento da TI com o negócio passa, especialmente, pelo controle e por processos que possam fazer com que a TI deixe de ser apenas “centro de custo” para se tornar a alavanca e a ferramenta de expansão e manutenção do negócio.

Na próxima postagem faremos uma reflexão e um breve planejamento para definirmos os próximos assuntos a serem abordados pelo nosso humilde blog. Espero que continuem conosco nesta intrigante viagem em busca de uma TI inteligente!

Sigam-me os bons!

Nenhum comentário:

Postar um comentário