sexta-feira, 1 de março de 2013

COBIT – Processos – Domínio DS – Parte 2

Dando continuidade aos processos do domínio DS (Deliver and Support), falaremos nesta postagem dos processos que vão do DS7 ao DS10. Percebam, na figura abaixo, que o modelo está ficando completo, dando assim uma visão geral de como age o COBIT dentro das organizações.


DS7 – Educar e treinar usuários Assim como o Denorex (vixi! Fui longe agora!), que parece mas não é, o processo DS7 não deve ser confundido com o processo AI4 (Habilitar operação e uso), já visto em postagens anteriores. O processo DS7 se preocupa com a compreensão contínua das necessidades de treinamento de usuários de TI. Além disso, é o processo responsável por executar um plano efetivo de treinamentos e medir os resultados.

DS8 – Gerenciar Service Desk e incidentes – Praticamente é um Copy/Paste da função Service Desk e do processo de Gerenciamento de Incidentes do ITIL. Tem o objetivo de implementar o service desk profissional, com resposta rápida aos incidentes que afetam os serviços de TI.

DS9 – Gerenciar configuração – Também é outro processo análogo ao ITIL. Visa estabelecer e manter um repositório de itens de configuração que seja completo e efetivo. Como mostra a figura acima, este processo acaba sendo base para o processo DS8, visto acima, e para o processo DS10, explicitado a seguir.

DS10 – Gerenciar problemas – Análogo ao processo de Gerenciamento de Problemas do ITIL, este processo deve registrar, rastrear e resolver cada problema que tenha impacto no negócio, identificando sua causa raiz.

Passados mais estes processos, restarão os processos DS11, DS12 e DS13 para a próxima postagem.

… então …

Sigam-me os bons!!!

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