Dando
continuidade aos processos do domínio DS (Deliver and Support),
falaremos nesta postagem dos processos que vão do DS7 ao DS10.
Percebam, na figura abaixo, que o modelo está ficando completo,
dando assim uma visão geral de como age o COBIT dentro das
organizações.
DS7 –
Educar e treinar usuários – Assim como o Denorex (vixi! Fui longe
agora!), que parece mas não é, o processo DS7 não deve ser
confundido com o processo AI4 (Habilitar operação e uso), já visto
em postagens anteriores. O processo DS7 se preocupa com a compreensão
contínua das necessidades de treinamento de usuários de TI. Além
disso, é o processo responsável por executar um plano efetivo de
treinamentos e medir os resultados.
DS8 –
Gerenciar Service Desk e incidentes – Praticamente é um Copy/Paste
da função Service Desk e do processo de Gerenciamento de Incidentes
do ITIL. Tem o objetivo de implementar o service desk profissional,
com resposta rápida aos incidentes que afetam os serviços de TI.
DS9 –
Gerenciar configuração – Também é outro processo análogo ao
ITIL. Visa estabelecer e manter um repositório de itens de
configuração que seja completo e efetivo. Como mostra a figura
acima, este processo acaba sendo base para o processo DS8, visto
acima, e para o processo DS10, explicitado a seguir.
DS10 –
Gerenciar problemas – Análogo ao processo de Gerenciamento de
Problemas do ITIL, este processo deve registrar, rastrear e resolver
cada problema que tenha impacto no negócio, identificando sua causa
raiz.
Passados
mais estes processos, restarão os processos DS11, DS12 e DS13 para a
próxima postagem.
… então
…
Sigam-me
os bons!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário