sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

De volta à prancheta




Queridos leitores, terminado mais um assunto no nosso blog, havíamos combinado anteriormente que passaríamos a falar sobre a APF (Análise de Ponto de Função), porém, como acabamos de trabalhar duas metodologias ligadas ao desenvolvimento de software (CMMI e MPS.Br) estou achando melhor entrarmos em um assunto um pouco mais gerencial, que foi tratado de forma superficial quando falamos de PMBOK, ITIL e COBIT, mas que é fonte inequívoca de todo o direcionamento de esforços de uma área de TI, seja ela de um empresa onde a TI é área fim ou não. É ele quem inicia o trabalho de uma “TI Inteligente”... Alguém sabe do que estou falando? Dou-lhe uma... dou-lhe duas... dou-lhe três!!!

Para aqueles que disseram Planejamento Estratégico ou Planejamento de TI, etc... Vocês acertaram!!! Precisamos falar muito sobre este assunto, pois sem ele o trabalho de TI pode ser árduo, mas infrutífero. Vamos falar sobre o que é planejar a TI, algumas teorias de mercado e vamos utilizar um dos modelos mais famosos de planejamento, o BSC (Balanced Scorecard).

Acho que esta mudança nos planos fará bem ao conteúdo do nosso blog, pois o planejamento de TI é a liga que conecta todos os modelos. Será uma jornada interessantíssima, podem crer... Tentarei mesclar a teoria com exemplos práticos, de situações reais que vivi...

Vamos juntos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário