sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

MPS.Br – Processos – Parte 3


Pessoal, nesta postagem finalizaremos a nossa pincelada nos processos do MPS.Br. Faltam apenas os processos referentes aos níveis de maturidade A, B e C. Então, vamos a eles!!!

Nível C – (Definido - Característica principal: Pró-atividade)

  • Análise de Decisão e Resolução: É o processo responsável por analisar possíveis decisões usando um método formal, com critérios que tenham sido previamente estabelecidos, a fim de avaliar as alternativas identificadas.
  • Desenvolvimento para Reutilização: Identificar o que pode ser reutilizado de forma sistemática pela empresa e, caso seja possível, estabelecer um programa de reutilização.
  • Gerência de Riscos: Considerando risco como algo que, potencialmente, pode atrapalhar o alcance dos objetivos organizacionais, este processo busca identificar, analisar, tratar, monitorar e reduzir os riscos do projeto e os riscos organizacionais.

Nível B – (Gerenciado Quantitativamente - Característica principal: Gerência quantitativa)

  • Gerência Quantitativa de Projetos: Evolução da Gerência de Projetos, este processo tem o objetivo de gerenciar quantitativamente o projeto de forma que o mesmo alcance seus objetivos em relação a qualidade do produto ou serviço final e o desempenho do processo estabelecido para o projeto.
 
Nível A – (Em Otimização - Característica principal: Melhoria sistemática)

  • Análise de Causas de Problemas e Resolução: Processo que tem o objetivo de identificar as causas de defeitos e problemas e reagir, para prevenir que não voltem a ocorrer no futuro.
 
Queridos leitores, com estes processos finalizamos a nossa viagem pelo modelo tupiniquim chamado MPS.Br! Como já havíamos dito em outros momentos, este modelo permitiu uma qualificação das empresas pequenas e médias, uma vez que o Mps.Br é mais acessível, do ponto de vista econômico, que o seu mentor, o CMMI. 

Desta forma, o MPS.Br transformou-se em uma porta viável de qualificação destas empresas menores, dando a elas mais capacidade de sobreviver no mercado selvagem e competitivo de TI, em que grandes empresas costumam engolir as empresas pequenas que possuem uma boa ideia, mas não possuem uma qualificação que lhes permitam lutar por um espaço neste mercado.

Na próxima postagem voltaremos a visitar o nosso planejamento e definirmos os próximos passos nesta nossa incessante busca por uma gestão de TI inteligente!

... então...

... Sigam-me os bons!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário