Após definirmos a missão, a visão e os valores da empresa, devemos
fazer uma análise de mercado importantíssima para a elaboração do nosso Mapa
Estratégico. Atualmente, a ferramenta mais famosa para esta análise e a Matriz
SWOT (FOFA em português). Esta matriz, como mostra a figura abaixo, procura
elencar pontos relevantes em relação aos ambientes interno e externo da
organização. Estes pontos são divididos em quadrantes que dão nome a Matriz. Assim,
no ambiente interno, devemos colocar
em um quadrante os pontos Fortes da organização
(Strengths), ou seja, aquilo que a
organização reconhece que tem de bom em processos, pessoas, organização, etc. Em
outro quadrante, devemos colocar as Fraquezas
(Weaknesses), ou seja, aquilo que a organização reconhece que são pontos
fracos que a impede de progredir. Já em relação ao ambiente externo, devemos considerar, com o mesmo raciocínio dos
quadrantes anteriores, as Oportunidades
(Opportunities) e as Ameaças
(Threats) que o mercado oferece para a organização.
A partir dos pontos identificados, devemos, a seguir, fazer uma
análise da Matriz SWOT (ver figura abaixo) por meio do cruzamento dos
quadrantes, a fim de determinarmos o que se deve ser mantido pela empresa, o
que deve ser eliminado, o que pode ser desenvolvido, etc. As ações propostas
nos quadrantes resultantes devem servir de guia e insumo para a definição do
nosso Mapa Estratégico, especialmente na definição dos Objetivos Estratégicos.
Na próxima postagem entraremos a fundo no assunto “Objetivos Estratégicos”.
Apenas como aperitivo, podemos adiantar que é a partir dos Objetivos Estratégicos
que a empresa definirá as ações em todos os seus níveis...
... vocês não perdem por esperar!!!
Olá Breno, em relação a matriz SWOT, sempre fico em dúvida se a análise deve ser feita sobre a TI ou sobre a empresa, ou as 2 ao mesmo tempo.
ResponderExcluirDigo isso, pois quando se analisa os pontos fortes e as oportunidades, fico em duvida se são as fraquezas da TI ou da empresa em geral, o mesmo serve para os pontos fortes. Assim como fico em duvida se as fraquezas e oportunidades deve considerar somente o ambiente externo à empresa ou se deve levar em conta em empresa que existe em torno da TI.
Espero que tenha entendido minhas indagações....
Caro Diego, normalmente se faz a matriz SWOT em relação ao planejamento estratégico da empresa como um todo. Assim sendo, a TI entra na matriz como um dos componentes (ponto forte, fraco, ameaça, etc), uma vez que esta análise é feita em relação ao negócio da organização em estudo. Todavia, em alguns casos, e em algumas empresas, é feito o BSC apenas para a área de TI. Neste caso a matriz SWOT seria em relação a TI. São casos mais raros, de empresas que possuem uma grande estrutura de TI e que possuem know how para fazê-lo. Espero ter esclarecido a dúvida
Excluir