sexta-feira, 7 de março de 2014

BSC – Mapa Estratégico – Matriz SWOT



Após definirmos a missão, a visão e os valores da empresa, devemos fazer uma análise de mercado importantíssima para a elaboração do nosso Mapa Estratégico. Atualmente, a ferramenta mais famosa para esta análise e a Matriz SWOT (FOFA em português). Esta matriz, como mostra a figura abaixo, procura elencar pontos relevantes em relação aos ambientes interno e externo da organização. Estes pontos são divididos em quadrantes que dão nome a Matriz. Assim, no ambiente interno, devemos colocar em um quadrante os pontos Fortes da organização (Strengths), ou seja, aquilo que a organização reconhece que tem de bom em processos, pessoas, organização, etc. Em outro quadrante, devemos colocar as Fraquezas (Weaknesses), ou seja, aquilo que a organização reconhece que são pontos fracos que a impede de progredir. Já em relação ao ambiente externo, devemos considerar, com o mesmo raciocínio dos quadrantes anteriores, as Oportunidades (Opportunities) e as Ameaças (Threats) que o mercado oferece para a organização.




A partir dos pontos identificados, devemos, a seguir, fazer uma análise da Matriz SWOT (ver figura abaixo) por meio do cruzamento dos quadrantes, a fim de determinarmos o que se deve ser mantido pela empresa, o que deve ser eliminado, o que pode ser desenvolvido, etc. As ações propostas nos quadrantes resultantes devem servir de guia e insumo para a definição do nosso Mapa Estratégico, especialmente na definição dos Objetivos Estratégicos. 



Na próxima postagem entraremos a fundo no assunto “Objetivos Estratégicos”. Apenas como aperitivo, podemos adiantar que é a partir dos Objetivos Estratégicos que a empresa definirá as ações em todos os seus níveis...

... vocês não perdem por esperar!!!


2 comentários:

  1. Olá Breno, em relação a matriz SWOT, sempre fico em dúvida se a análise deve ser feita sobre a TI ou sobre a empresa, ou as 2 ao mesmo tempo.
    Digo isso, pois quando se analisa os pontos fortes e as oportunidades, fico em duvida se são as fraquezas da TI ou da empresa em geral, o mesmo serve para os pontos fortes. Assim como fico em duvida se as fraquezas e oportunidades deve considerar somente o ambiente externo à empresa ou se deve levar em conta em empresa que existe em torno da TI.
    Espero que tenha entendido minhas indagações....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Diego, normalmente se faz a matriz SWOT em relação ao planejamento estratégico da empresa como um todo. Assim sendo, a TI entra na matriz como um dos componentes (ponto forte, fraco, ameaça, etc), uma vez que esta análise é feita em relação ao negócio da organização em estudo. Todavia, em alguns casos, e em algumas empresas, é feito o BSC apenas para a área de TI. Neste caso a matriz SWOT seria em relação a TI. São casos mais raros, de empresas que possuem uma grande estrutura de TI e que possuem know how para fazê-lo. Espero ter esclarecido a dúvida

      Excluir