sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

BSC – Mapa Estratégico – Missão, Visão e Valores



Queridos leitores, conforme havíamos combinado, começaremos a montar, a partir desta postagem, um Mapa Estratégico de uma empresa fictícia. Na verdade, vamos utilizar o Mapa Estratégico do SENAI Rondônia (ver imagem da postagem anterior) para fazermos o nosso passo a passo. Assim, poderemos aprofundar as discussões utilizando um exemplo concreto existente.

Já vimos que o Mapa Estratégico possui uma relação de causa-efeito entre os Objetivos Estratégicos nas suas quatro Perspectivas, certo? Mas, para quê? Qual o sentido? Por que existem esses Objetivos Estratégicos? Parece absurdo se fazer este tipo de pergunta, mas, acreditem ou não, existem empresas que não conseguem definir a sua Missão, que dirá definir uma Visão de futuro!!

Alguns podem perguntar: tá... Mas o que é a missão e o que é a visão dentro de um planejamento estratégico? Bem, vamos então conceituar cada um dessas expressões.


  • Missão: É a razão de ser de uma empresa. Busca delimitar seu negócio, ou seja, sua área de atuação e indica objetivos organizacionais que são permanentes. No caso de alguns órgãos públicos, a missão está definida em lei, como por exemplo, no caso do TCU, cuja missão é: “Assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade.” Já no mundo privado, a missão, normalmente, é definida pelos acionistas ou pelos donos da empresa e está relacionada à área de atuação da mesma. No caso do SENAI de Rondônia, a missão é "Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria do estado de Rondônia".
  • Visão: É a imagem que a empresa define a respeito de seu futuro. Indica objetivos organizacionais com prazo delimitado. A visão determina uma grande meta, em um determinado período de tempo, que a empresa deve buscar. Como exemplo, podemos colocar a visão do SENAI de Rondônia: “Consolidar-se como líder em educação profissional e tecnologia e ser reconhecido como indutor da inovação e da transferência de tecnologias para a indústria do Estado de Rondônia”.


Além desses conceitos, na montagem de um Mapa Estratégico, a organização deve ser leal aos seus valores. Os valores de uma empresa dizem respeito aos limites de comportamento da organização no cumprimento de sua missão. Assim, valores éticos, profissionais e pessoais devem ser levados em consideração no momento da elaboração do Mapa Estratégico, para evitar que sejam colocados Objetivos Estratégicos que não estejam alinhados com os valores cultuados pela organização.

Não devemos esquecer que a Missão, a Visão e os Valores devem ser escritos e comunicados a toda a empresa. É a partir dele que todos os colaboradores começam a “vestir a camisa”.

Sei que pode parecer bobeira definir tudo isso, mas é a partir destas definições que todas as estratégias da empresa serão elaboradas. Todos os objetivos, dentro da relação causa-efeito que já comentamos, devem de alguma forma contribuir para o cumprimento da missão definida e para o alcance da visão desejada, sempre levando em consideração os valores da organização, sacaram?

Bem, na próxima postagem continuaremos a montar o Mapa Estratégico, utilizando como exemplo o Senai de Rondônia.

... vocês não perdem por esperar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário