sexta-feira, 23 de maio de 2014

BSC – Mapa Estratégico – Comunicação



Queridos leitores, conforme havíamos comentado em postagem anterior, falaremos neste espaço de algo que está fora do BSC, mas que é vital para que a empresa possa, de fato, seguir o Mapa Estratégico e assim alcançar as metas definidas. Alguém tem algum palpite? 

Bem, acertou quem falou em comunicação!

O caminho para o sucesso inicia-se antes mesmo da montagem do próprio Mapa Estratégico. O convite de vários níveis da empresa para participar da montagem do Mapa por si só tem vital importância para que todos estejam engajados em conquistar os objetivos definidos. O ser humano tem a necessidade primária de se sentir parte de algo. Se você é um gestor de uma empresa, seja ela pública ou privada, não caia na ilusão de que os seus comandados vestirão a “camisa da empresa” de forma espontânea. Isto é um erro gravíssimo!!! Tirando exceções, onde a cultura organizacional está fortemente disseminada, qualquer profissional veste, em primeiro lugar, a sua própria camisa e não a da empresa. Esta última sempre ficará condicionada a primeira e só se concretizará quando o profissional sentir-se bem no lugar que trabalha. É o tal “sentido de pertença”...

Diante desta dura verdade, a comunicação efetiva do Mapa Estratégico, a medição e a análise periódica dos indicadores além de a uma boa política de bonificação pelos resultados alcançados, são ferramentas essenciais para o sucesso no caminhar rumo à visão definida pela empresa.

Tendo o Mapa Estratégico bem comunicado e várias rodadas de avaliação sendo feitas periodicamente, o que falta para gerar a sinergia perfeita é a monitoração positiva das redes sociais existentes dentro da empresa. É preciso “vender” a ideia de seguir o Mapa Estratégico diariamente para que isso passe a fazer parte da cultura organizacional. Como bem dizia um livro americano bem interessante intitulado de “the hidden power of social networks (O poder escondido das redes sociais)”, lançado antes do bum dos aplicativos como facebook, Orkut, instagram, twitter, etc.: “o entendimento das redes sociais dentro da empresa é que fazem, de fato, as organizações trabalharem e gerarem resultados positivos”. Lembrem-se que se demora muito tempo para construir uma imagem, mas não é preciso mais do que poucos minutos para destruí-la. Assim também é em relação ao comprometimento dos funcionários com o que foi definido no Mapa Estratégico.

Bem pessoal, faremos um fechamento deste assunto na próxima postagem, antes de partimos para outro tema interessante na busca de uma TI Inteligente!

... Sigam-me os bons!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário