Aqui no blog resolvi fazer diferente e começar do fim para o começo. Ainda veremos os modelos mais a fundo, mas inicialmente vamos mostrar como os principais deles se interagem. É bom lembrar que existem muitos outros, além desses que serão abordados, mas acho que com o que vamos apresentar dá para fazer uma boa implementação da governança de TI. Nesta postagem vamos explicar as seguintes elementos da figura abaixo (destacados em vermelho): BSC corporativo, BSC de TI (Estratégico), BSC de TI (Desenvolvimento) e BSC de TI (Suporte).
O Primeiro passo, como já dito nas outras postagens, é o mapeamento da matriz de governança. Esta matriz servirá como base para identificar os pontos fortes e fracos da área de TI em relação aos seus domínios(ver postagens sobre a matriz de governança de TI). Ela será útil, especialmente, quando o CIO tiver em suas mãos o mapa estratégico da organização.
O mapa estratégico da organização é mostrado na figura acima como sendo o produto do item BSC corporativo e possui, entre outras coisas, as diretrizes e metas do negócio (Normalmente, o Balanced scorecard - BSC é a ferramenta utilizada para fazer o planejamento estratégico das empresas). Diante de um mapa estratégico de negócio fica mais tranquilo montar o BSC de TI. No primeiro momento, o BSC da TI deve estar focado na identificação das oportunidades de negócio que a TI deverá trabalhar, ou seja, estará no plano estratégico. É exatamente neste momento que o CIO irá verificar o que deve ser feito (com base no BSC do negócio) e como ele poderá influenciar para que os objetivos sejam alcançados (por meio da análise da matriz de governança de TI). Medidos os pontos fortes e fracos, e gerado um guia estratégico de TI, são feitos os mapeamentos da TI para a área de Desenvolvimento e para a área de Suporte.
Nas próximas postagens focaremos nas metodologias e melhores práticas que nos auxiliam a montar a parte estratégica da TI assim como as ações voltadas para a área de Desenvolvimento e de Suporte.
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