terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Por onde começar?

Botar a mão na massa e iniciar o processo de governança de TI parece algo difícil no início. Já vimos que temos que partir das definições estratégicas da empresa, independentemente se a implementação desta governança será endógena ou exógena (veja postagem anterior).

A verdade é que são muitas as metodologias e melhores práticas, uma verdadeira sopa de letrinhas (ITIL, COBIT, CMMI, MPSBr, PMBOK, Six Sigma, etc,etc,etc). Cada uma, dentro da sua área de atuação, projeta um mundo perfeito. A realidade, porém, nos mostra que normalmente há um grande abismo entre o que vivenciamos diariamente e o que pregam as metodologias e as melhores práticas. Como encarar então este desafio? Particularmente acredito que cada empresa possui uma realidade diferente em relação ao tratamento de sua área de TI. Dentro desta perspectiva, podemos fazer uma mistura entre os processos de várias metodologias a fim de adequar a nossa empresa ao que há de melhor no mercado.

Sob este aspecto vamos começar a falar um pouco sobre essas metodologias, como aplicá-las e como uni-las. Tentarei sempre utilizar exemplos concretos para um melhor entendimento.

Vamos juntos nesta viagem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário