Dentre muitos modelos, padrões e normas que existem, selecionamos aqueles que estão presentes na maioria das empresas que implementaram a sua governança de TI. Esses modelos/padrões estão destacados de vermelho na figura abaixo. Passemos a descrever um pouco sobre cada um deles.
ISO/IEC 9001 – Uma das normas mais famosas no mercado. Estabelece um modelo de gestão da qualidade, cujo objetivo principal é prover confiança de que a empresa poderá fornecer, de forma consistente e repetitiva, bens e serviços de acordo com o que foi especificado.
ISO/IEC 27000 - É um padrão para a gestão da segurança da informação. Seu objetivo é ser usado em conjunto com ISO/IEC 17799, o código de práticas para gerência da segurança da informação, o qual lista objetivos do controle de segurança e recomenda um conjunto de especificações de controles de segurança. A ISO/IEC 27000 é a primeira norma em uma família de padrões referentes à segurança da informação (27000 até 27006).
PMBOK – Já vimos anteriormente que o mapeamento estratégico estabelece metas a serem atingidas pelas organizações. Normalmente, estas metas, frutos de objetivos estratégicos, não estão no âmbito do dia a dia das organizações. Na verdade são saltos de qualidade que devem ser implementados por meio de projetos. O PMBOK identifica um conjunto de melhores práticas, ferramentas, técnicas e conhecimentos que são aplicados nas atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos, sempre procurando equilibrar a chamada “tripla restrição” (escopo, tempo e custo).
IN 4/SLTI – A instrução normativa número 4, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, dispõe sobre o processo de contratação de serviços de Tecnologia da Informação pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. Esta instrução normativa tem sido muito utilizada pelo TCU nas auditorias realizadas nos órgãos públicos.
Bem amigos, com esta postagem finalizamos a nossa “viagem” pela integração entre os modelos. Espero que vocês tenham captado a “alma” do negócio. Vamos nos aprofundar em alguns desses modelos e metodologias a fim de darmos mais sustância (como se diz lá na minha terra) ao nosso conhecimento. Vamos nessa?!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário