Como vocês podem perceber, este blog procura fazer um encadeamento de ideias, como em uma revista eletrônica. Iniciamos o blog falando um pouco sobre a realidade do nosso mundo e como ela afeta as empresas e as áreas de TI. Depois demos início a uma série de postagens que falavam sobre a matriz de governança de TI, instrumento importantíssimo para identificarmos quem manda no quê dentro da organização que trabalhamos. Falamos de cada um dos domínios de TI, dos possíveis arranjos de governança (arquétipos) e de como montar e analisar a matriz confeccionada. Preferimos fazer desta forma, antes de mergulharmos nos modelos e metodologias de mercado, uma vez que, a definição de qual modelo utilizar depende da realidade de cada organização, mapeada pela matriz de governança de TI.
Tendo explorado toda a matriz de governança, iniciamos uma conversa sobre qual a melhor forma de se implementar esta tal governança de TI. Comentamos de onde ela se origina e de que forma pode ser implementada (endógena ou exógena).
Finalmente mostramos a inter-relação entre os principais modelos e como se complementam dentro do processo de implementação da governança de TI. Agora estamos prontos para mergulhar em cada um dos principais modelos de mercado. Para facilitar o trabalho, bolei a seguinte sequência que acho que irá agradar a quem lê este blog:
1 – Gerência de Projetos – PMBOK
2 – CMMI
3 – Mps.Br
4 – APF
5 – ITIL V2
6 – ITIL V3
7 – COBIT
Este é o planejamento inicial, pode ser que no decorrer do percurso algumas mudanças aconteçam, mas vamos tentar segui-lo. Sigam-me os bons!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário