quarta-feira, 9 de junho de 2010

PMBOK – Áreas de Conhecimento - Conceito

Caro leitor, na verdade não há muito o que falar sobre o conceito de áreas de conhecimento. O que podemos dizer é que as áreas de conhecimento agrupam os processos de forma lógica, dividindo-os em relação a um determinado objetivo. No total são nove áreas de conhecimento e as mesmas tratam dos tópicos que necessitam de controle e gerência para que o projeto consiga alcançar seus objetivos. Abaixo listamos todas as nove áreas de conhecimento descritas pelo PMBOK:


  • Integração do gerenciamento do projeto – Processos que fazem a “cola” entre os outros processos de cada grupo. Possuem visão integrada do projeto.

  • Gerenciamento do Escopo do projeto – Processos relacionados ao escopo do projeto.

  • Gerenciamento do Tempo do projeto – Processos relacionados ao cronograma do projeto.

  • Gerenciamento do Custo do projeto – Processos relacionados aos custos do projeto.

  • Gerenciamento dos Riscos do projeto – Processos que tratam dos riscos identificados no projeto.

  • Gerenciamento da Qualidade do projeto – Processos que fazem o controle e a garantia da qualidade do produto assim como do projeto em si.

  • Gerenciamento dos Recursos Humanos do projeto – Processos que tratam dos recursos humanos.

  • Gerenciamento das Comunicações do projeto – Processos que gerenciam a comunicação dentro do projeto.

  • Gerenciamento de Aquisições do projeto – Processo responsável por tratar com fornecedores do projeto.


Vejam que coisa linda de Deus!!! As áreas de conhecimento não estão descritas de forma aleatória. É interessante notar, conforme figura abaixo, que as áreas de conhecimento estão diretamente relacionadas com a tríplice restrição que existe em cada projeto (custo, escopo e tempo). Decorrente da gerência desses três temos a área de conhecimento responsável pela qualidade. Os processos em torno desse núcleo (riscos, comunicação e integração) garantem o andamento do projeto, protegendo o que está definido na tríplice restrição. Recursos humanos e aquisições completam o quadro alimentando a engrenagem para que tudo funcione. É ou não é algo bem pensado? Ninguém se arrepiou, nem um pouco, com esta explicação?




Nas próximas postagens voltaremos aos grupos de processos para identificarmos individualmente cada um deles. Após esta definição mergulharemos nos detalhes referentes as áreas de conhecimento, especificando melhor cada processo que o compõe.


Sigam-me os bons!!!!

3 comentários:

  1. "VEJAM QUE COISA LINDA DE DEUS!" KKKKKKKKKKKKKKK
    verdade!

    ResponderExcluir
  2. Qualidade nao fica no meio do triangulo? O equilibrio entre escopo, tempo e custos mantem a qualidade ao inves do equilibrio entre o tempo, custo e qualidade mantem o escopo. Ou sera q nao faz diferenca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leitor, a figura poderia ser da forma como você sugeriu. Talvez ficasse até mais intelegível. De qualquer forma, o mais importante é entender que a qualidade é decorrente da tríplice restrição (escopo, tempo e custo). Obrigado pelo comentário pertinente!

      Excluir