sexta-feira, 4 de junho de 2010

PMBOK – Grupos de Processos - Conceito

A partir desta postagem estaremos adentrando no core business do gerenciamento de projetos, segundo o PMBOK. Este guia de melhores práticas desenvolveu uma matriz onde se encontram os processos referentes ao gerenciamento de projetos comuns à maioria dos projetos. Estes processos tratam do desempenho do projeto e têm como meta o alcance de seus objetivos. No total, a quarta edição do PMBOK possui 44 processos onde cada um pertence a uma área de conhecimento e a um grupo de processos.

Os grupos de processos, conforme já dissemos na postagem anterior, não devem ser confundidos com o ciclo de vida do projeto. Abaixo listamos os cinco grupos de processos e suas definições.

  • Grupo de Iniciação -Define e autoriza o projeto ou uma fase.
  • Grupo de Planejamento – Define e refina os objetivos e planeja as ações necessárias para alcançar os objetivos e o escopo para os quais o projeto foi criado.
  • Grupo de Execução – Integra pessoas e outros recursos para realizar o plano de gerenciamento do projeto.
  • Grupo de Controle – Mede e monitora o progresso para identificar variações em relação ao plano de gerenciamento do projeto.
  • Grupo de Encerramento – Formaliza a aceitação do produto, serviço ou resultado e conduz o projeto ou uma fase do projeto a um final ordenado.

Durante as postagens que falarão mais especificamente de cada grupo de processos estaremos listando cada um dos processos, porém, o detalhamento dos mesmos só será feito quando formos visitar as áreas de conhecimento, por uma questão didática, certo? Neste momento, o que vale a pena tratarmos é a interação entre os processos que compõem os grupos de processos. Abaixo mostramos um gráfico que demonstra exatamente isto. Percebam algumas coisas interessantes, como por exemplo: os processos referentes ao grupo de processo de encerramento começam muito antes da finalização do projeto, assim como os processos do grupo de processo de planejamento se estendem quase até o final do mesmo.



Além desta interação entre os grupos de processos, é importante verificar que existe um ciclo PDCA definido para o gerenciamento de projetos. Este ciclo se repete n vezes durante a execução do projeto, dependendo do ciclo de vida adotado para o mesmo. A figura abaixo mostra este ciclo.



Após passarmos pelos conceitos sobre os grupos de processos, estaremos, na próxima postagem, definindo as áreas de conhecimento, antes de adentrarmos em maiores detalhes sobre cada processo... Não percam!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário