sexta-feira, 18 de junho de 2010

PMBOK – Grupo de Processos – Iniciação


Como já dito na postagem sobre o conceito de grupos de processos, o grupo de iniciação define e autoriza o projeto ou uma fase do projeto. Normalmente, os processos deste grupo são realizados fora do escopo de controle do projeto, ou seja, as atividades desses processos são executadas por pessoas que não necessariamente fazem parte do time do projeto. Esta afirmação é bem fácil de entender quando estamos falando de um novo projeto. Neste caso ainda não existe o projeto formalizado e as pessoas que têm interesse que o mesmo seja feito devem elaborar o termo de abertura e a declaração do escopo preliminar a fim de constatar que o projeto proposto está alinhado aos interesses estratégicos da organização. Já em projetos em curso e com várias fases, os processos de iniciação são realizados entre as fases a fim de validar e verificar os resultados até aquele ponto e definir se o projeto deve continuar na fase seguinte ou não.

O grupo de iniciação é formado por dois processos (ambos da área de conhecimento da gerência de integração) a saber:

  • Desenvolver o termo de abertura do projeto.

  • Desenvolver a declaração do escopo preliminar.

Lembramos mais uma vez que a descrição detalhada dos processos será feita, por motivos didáticos, quando formos falar de cada área de conhecimento. Neste momento, o que é interessante verificar em relação aos processos que compõem o grupo de iniciação, é que os mesmos são verdadeiros tradutores das necessidades de negócio, elencadas normalmente em um planejamento estratégico. Esta tradução espelha-se no termo de abertura do projeto, que é elaborada com uma “linguagem” do negócio e pela declaração de escopo preliminar que já possui uma “linguagem” mais voltada para o gerenciamento de projetos. Dentro deste contexto, fica fácil constatar que o envolvimento dos clientes e de outras partes interessadas durante a iniciação aumenta a probabilidade de sucesso do projeto.

Na próxima postagem, falaremos do grupo de processos que detém o maior número de processos dentre todos os outros. Não deixem de acompanhar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário