quinta-feira, 1 de julho de 2010

PMBOK – Grupo de Processos – Execução

O grupo de processos de execução é formado por 7 processos que possuem a responsabilidade de integrar recursos e pessoas a fim de terminar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto e cumprir os requisitos acordados. De fato, os processos do grupo de execução invariavelmente envolvem a coordenação das pessoas e dos recursos além de tratar do cumprimento do escopo definido e das mudanças aprovadas.

Vejamos abaixo todos os processos que compõem o grupo de processos de execução:

Gerência de Integração:
  • Orientar e gerenciar a execução do projeto.

Gerência de Qualidade:
  • Realizar a garantia da qualidade.

Gerência de Recursos humanos:
  • Contratar ou mobilizar a equipe do projeto.
  • Desenvolver a equipe do projeto.

Gerência de Comunicação:
  • Distribuição das informações.

Gerência de Aquisições:
  • Solicitar respostas de fornecedores.
  • Selecionar fornecedores.

É interessante notar que neste grupo de processos não existe sequer um processo que seja das áreas de conhecimento que compõem a tríplice restrição (escopo, tempo e custo), além do gerenciamento de risco. Valendo um doce... Alguém poderia dizer o porquê disso?

… Alguém?
… Ninguém?

Bem, em uma análise mais superficial, uma pessoa desavisada pode dizer que o PMBOK não está lá muito preocupado com a parte da execução e sim com o planejamento, mas na verdade, não há a necessidade de se ter processos específicos em relação à tríplice restrição nem em relação aos riscos porque o processo da gerência de integração (“Orientar e gerenciar a execução do projeto”) já contempla todo este trabalho, uma vez que ele segue a risca o que está definido no plano de gerenciamento do projeto, que por sua vez, engloba os planos referentes à tríplice restrição e aos riscos.

Para quem acertou favor informar o CPF, o número do título de eleitor e o endereço completo que eu tentarei enviar uma balinha de canela. Brincadeirinha!!!

Não percam os próximos capítulos!

Um comentário:

  1. No grupo de processos de execução exige-se um esforço para cumprir suas etapas. Caso os resultados precisem de atualização em que itens estas mudanças podem ser necessárias. E porque??

    ResponderExcluir