quarta-feira, 28 de julho de 2010

PMBOK – Áreas de Conhecimento – Gerenciamento de Integração – Parte 1


A partir desta postagem visitaremos todos os processos do PMBOK, divididos pelas 9 áreas de conhecimento (para mais informações sobre as áreas de conhecimento visite a postagem do dia 09/06/2010). Daremos o pontapé inicial nesta viagem com a única área de conhecimento que possui processos em todos os grupos de processos já vistos nas postagens anteriores: o Gerenciamento de Integração. Nesta área de conhecimento, os diversos elementos do gerenciamento de projetos são identificados, definidos, combinados, unificados e coordenados formando uma verdadeira “cola”, que une os processos de cada diferente grupo.

Por motivos de espaço, dividiremos os processos do Gerenciamento de Integração em 3 partes. Nesta postagem veremos a primeira parte, onde serão descritos os processos do grupo de iniciação.

Processo: Desenvolver o termo de abertura do projeto.

O termo de abertura do projeto, também chamado de project charter, é o documento que autoriza formalmente um projeto. Este documento geralmente é concebido fora da organização do projeto, por um iniciador ou por um patrocinador em um nível adequado para financiá-lo. É o resultante de oportunidades, problemas ou necessidades do negócio identificadas e por isso mesmo deve possuir informações que reflitam a visão do negócio, como por exemplo: objetivo ou justificativa do projeto, cronogramas de marcos sumarizado, justificativa financeira do projeto, orçamento sumarizado, premissas e restrições, influência das partes interessadas, requisitos do produto ou do serviço a ser elaborado, etc.

É importante lembrar que o gerente do projeto sempre deve ser designado antes do início do planejamento e, de preferência, enquanto o termo de abertura estiver sendo desenvolvido.

Processo: Desenvolver a declaração do escopo preliminar.

Este processo tem como base o termo de abertura, fruto do processo anterior, e aborda as características e limites do projeto além de seus produtos e serviços associados. A função deste processo é traduzir os termos de negócio existentes no termo de abertura em um nível de projeto preliminar.

Apesar de não existir uma fronteira muito clara entre a declaração do escopo preliminar e o processo de definição do escopo, que veremos mais tarde, é importante distinguir que este complementa e refina as informações contidas naquele, já que a declaração do escopo preliminar é a definição do que precisa ser realizado no projeto, com uma visão preliminar e o processo de definição do escopo possui uma visão mais de projeto, preocupado em definir os entregáveis do mesmo.

Nas próximas postagens continuaremos falando dos processos do Gerenciamento de Integração, não percam!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário