quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PMBOK – Áreas de Conhecimento – Gerenciamento de Recursos Humanos


Apesar da série “O exterminador do futuro” tentar passar a imagem de que um mundo controlado apenas pelas máquinas seria possível, a verdade é que, hoje em dia pelo menos, sem pessoas, nada pode ser feito!!! Tendo isso como verdade, a área de conhecimento chamada de gerenciamento de recursos humanos trata dos processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto. Há quem diga que gerenciar projetos é na verdade, coordenar e gerenciar pessoas para atingirem um determinado objetivo comum.

Processo: Planejamento dos recursos humanos.

Este processo é responsável por determinar os papéis, responsabilidades e relações hierárquicas do projeto, além de criar o plano de gerenciamento de pessoal. A atribuição de responsabilidades pode ser feita para pessoas ou grupos que por sua vez podem ser internos ou externos à organização que executa o projeto.

Processo: Contratar ou mobilizar a equipe do projeto.

O objetivo principal do processo de contratar ou mobilizar a equipe do projeto é obter os recursos humanos necessários para terminar o projeto, ou seja, as pessoas necessárias para fazer o que foi estimado.

Este processo é vital para o projeto, porque pode ser que a equipe de gerenciamento não tenha controle sobre os membros da equipe selecionados para o projeto (lembram-se dos tipos de organizações onde ocorrem os projetos?). O “recrutamento” dos membros da equipe do projeto deve levar em consideração aquilo que foi planejado em termos de papéis, disponibilidade, capacidades, etc.

Processo: Desenvolver a equipe do projeto.

Este processo visa melhorar as competências e a interação dos membros da equipe para aprimorar o desempenho do projeto por meio de treinamentos, capacitações e trabalhos que busquem o aumento da sinergia da equipe, ou seja, trabalhos que busquem aprimorar os sentimentos de confiança e coesão.

Pode parecer menos importante, mas lembrem-se que lidar com pessoas já é difícil, se elas estiverem desmotivadas é ainda pior. Da mesma forma uma equipe motivada e coesa tende a gerar resultados maiores que o somatório dos trabalhos individuais de cada um.

Processo: Gerenciar a equipe do projeto.

Este último processo do gerenciamento de recursos humanos tem o objetivo de acompanhar o desempenho dos membros da equipe do projeto, fornecendo feedbacks, resolvendo problemas e gerenciando possíveis mudanças com intuito de melhorar o desempenho.

Este processo pode gerar grandes conflitos quando um projeto é realizado em uma organização matricial balanceada e os membros da equipe respondem ao chefe hierárquico e ao líder do projeto.

Finalizado os processos do gerenciamento de recursos humanos, faltam agora apenas os processos do gerenciamento de comunicações e de aquisições. Tem sido uma longa, mas com certeza, muito proveitosa viagem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário