segunda-feira, 18 de outubro de 2010

PMBOK – Áreas de Conhecimento – Gerenciamento das Aquisições


Após uma longa jornada, chegamos a última área de conhecimento, o gerenciamento das aquisições. Esta área de conhecimento é a responsável por gerenciar os outros recursos que não sejam pessoas ou informações. O gerenciamento das aquisições é composto pelos processos que compram ou adquirem produtos, serviços e/ou resultados e pelos processos que fazem o gerenciamento dos contratos firmados. A seguir exploraremos cada um desses processos.

Processo: Planejar compras e aquisições.

Este processo busca identificar quais, dentre as necessidades do projeto, podem ser melhor atendidas pela compra ou aquisição de produtos, serviços ou resultados.

Perguntinha de vestibular... Quem viria primeiro, compras ou contratações? Na verdade existe uma ordem cronológica entre as compras e contratações, segundo o PMBOK. O primeiro trata das questões estratégicas e o segundo diz respeito as questões operacionais. Por isso, antes das contratações, o projeto deve se preocupar com o que comprar.

Os demais processos do gerenciamento das aquisições serão executados para cada item a ser comprado ou adquirido.

Processo: Planejar contratações.

Este processo tem uma visão mais operacional. Ele é responsável por preparar a documentação necessária para dar suporte a outros dois processos: solicitar repostas de fornecedores e selecionar fornecedores. É importante lembrar que a complexidade e o nível de detalhes dos documentados devem estar de acordo com o valor da compra planejada, os riscos associados a ela e as questões legais referentes à compra ou aquisição de produtos e serviços.

Processo: Solicitar respostas de fornecedores.

É o processo responsável por obter respostas, como cotações e propostas, de possíveis fornecedores sobre como os requisitos do projeto podem ser alcançados. Trocando em miúdos e colocando dentro da realidade brasileira, este processo seria o responsável por publicar o edital de compra e receber as propostas. Simples assim...

Processo: Selecionar fornecedores.

Este processo recebe cotações ou propostas e conforme critério anteriormente definido (menor preço, melhor técnica, técnica e preço, etc) seleciona um ou mais fornecedores que sejam qualificados. Colocando no nosso mundo tupiniquim seria o processo responsável pela adjudicação e contratação do fornecedor.

Processo: Administração de contrato.

Este processo garante que o desempenho do fornecedor atende aos requisitos contratuais. Além disso controla o comprador para que o mesmo atue de acordo com os termos do contrato.

Um fator importante para o projeto é garantir que a natureza legal da relação contratual seja respeitada e que a equipe de gerenciamento do projeto esteja a par das implicações legais das ações tomadas durante a administração de qualquer contrato.

Processo: Encerramento do contrato.

Este processo dá suporte a outro processo visto no gerenciamento de integração, o processo de encerramento do projeto. Ele é responsável por confirmar que o trabalho ou produto contratado foi entregue conforme acordado além de registrar e arquivar as informações pertinentes ao contrato.

A rescisão de um contrato é um caso especial de encerramento do contrato e pode resultar de um acordo mútuo entre as parte ou descumprimento das obrigações de uma das partes.

Bem amigos, como diria Galvão Bueno... Com esta postagem finalizamos a longa e interessante viagem pelos processos do PMBOK. Para finalizar este tema e partirmos para outro tema referente à gestão inteligente de TI, falaremos um pouco das diferenças entre a 3a edição, descrita por nós, e a 4a edição que está começando a ser utilizada nas organizações.

Este é um marco importante para o nosso blog e acredito que os leitores puderam ter uma visão geral e completa deste mundo chamado gerenciamento de projetos.

Sigam-me os bons!!!!

2 comentários:

  1. Oi Breno,
    Acredita que já tinha lido sobre projetos mas não tinha entendido direito, pois com sua explicação - de uma maneira bem didática e humorada-, ficou bem fácil visualizar cada processo dentro das áreas de conhecimentos. parabéns pelo blog.
    Nydia Nascimento

    ResponderExcluir
  2. Maravilha! Estou acompanhando gestão de projetos e suas postagens fizeram total diferença para mim neste meu trabalho. Não desanime e continue nessa força! Deus te abençoe

    ResponderExcluir