Fechando os processos da Estratégia do Serviço, falaremos nesta postagem do Gerenciamento Financeiro. Este importante processo tem o objetivo de prover ao negócio e à área de TI a quantificação, em termos monetários, dos serviços a serem prestados, ou seja, tem o objetivo de estimar quanto custa o serviço de TI a ser ofertado. Além disso, este processo é responsável por gerenciar os requisitos necessários para orçar o serviço, gerenciar a contabilidade dos gastos e a cobrança propriamente dita.
Existem alguns mecanismos/metodologias e conceitos utilizados pelo Gerenciamento Financeiro na identificação do orçamento, na contabilização dos custos e na cobrança dos provedores de serviços de TI que facilitam o trabalho desta gerência. A seguir detalharemos estes mecanismos e conceitos:
A partir do uso desses conceitos, a Gerência Financeira consegue fazer o orçamento, controlar a contabilidade e efetuar a cobrança dos provedores de serviços de TI. Algumas coisas interessantes saltam aos olhos quando olhamos para esses conceitos. Se percebemos bem, devemos fazer sempre antes o CTP e só depois o CTU, uma vez que o primeiro é uma metodologia utilizada para ajudar na tomada de decisão sobre investimento, enquanto que a segunda é uma metodologia utilizada para ajudar na tomada de decisão sobre investimento e “sourcing” do serviço.
Se pudéssemos simplificar as coisas e ler tudo em uma única respirada, eu diria que a interação entre os processos vistos até o momento seria da seguinte maneira (pausa para respirar fundo e começar a leitura, sem gaguejar, por favor) : a necessidade do cliente são internalizadas por meio de requisitos que estarão sendo gerenciados pelo Gerenciamento do Portfólio de Serviços. Esta gerência verifica junto ao Gerenciamento de Demandas como isso poderá ser ofertado. A Gerência de Demandas retorna os insumos para que a Gerência de Portfólios de Serviços possa colocar o novo serviço dentro do funil do portfólio. Além disso esta gerência envia para o Gerenciamento Financeiro solicitando a análise, utilizando os conceitos e mecanismos descritos acima, para identificar em termos monetários o que significa a requisição feita pelo cliente. A gerência Financeira responde ao Gerenciamento de Portfólios de Serviços que verifica se continua ou não com a construção do serviço de TI (OK ou NOK – não OK)... ufa!!!! sacaram... simples e eficiente (nem tanto)...
Finalizamos aqui os processos do livro Estratégia dos Serviços. Lembrem-se que dentro do ciclo de vida do serviço, aqueles que forem passar pelo Funil do Portfólio serão encaminhados para a próxima fase, o Desenho do Serviço... Não percam as cenas dos próximos capítulos.
Existem alguns mecanismos/metodologias e conceitos utilizados pelo Gerenciamento Financeiro na identificação do orçamento, na contabilização dos custos e na cobrança dos provedores de serviços de TI que facilitam o trabalho desta gerência. A seguir detalharemos estes mecanismos e conceitos:
- Custo – Conceito que significa o montante de dinheiro gasto em uma atividade específica, em uma unidade de negócio ou em um serviço de TI.
- CTP – Custo Total de Propriedade (famoso TCO em inglês – Total Cost of Ownership) – Este conceito permite avaliar todo o ciclo de vida do custo de propriedade de um item de configuração. Para aqueles que nunca ouviram falar em TCO, ou TCP na língua pátria, poderíamos dizer que a identificação do TCO vai além do valor produto ou serviço propriamente dito, ele contabiliza as coisas que não são tangíveis e conseguem avaliar o quanto o mesmo vale em todo seu período de vida útil.
- CTU – Custo Total de Utilização (TCU in English – Total Cost of Utilization) – Avalia todo o Ciclo de Vida do Custo da utilização do serviço de TI pelo cliente. É importante notar que, para que se tenha o CTU, é necessário se ter um histórico do uso do serviço que está sendo medido.
- RDI – Retorno do Investimento (ROI para os íntimos – Return of Investment) – É uma medição que relata o benefício esperado de um determinado investimento, ou melhor, mede o tempo que demora para recuperar o investimento feito em algum serviço ou produto.
A partir do uso desses conceitos, a Gerência Financeira consegue fazer o orçamento, controlar a contabilidade e efetuar a cobrança dos provedores de serviços de TI. Algumas coisas interessantes saltam aos olhos quando olhamos para esses conceitos. Se percebemos bem, devemos fazer sempre antes o CTP e só depois o CTU, uma vez que o primeiro é uma metodologia utilizada para ajudar na tomada de decisão sobre investimento, enquanto que a segunda é uma metodologia utilizada para ajudar na tomada de decisão sobre investimento e “sourcing” do serviço.
Se pudéssemos simplificar as coisas e ler tudo em uma única respirada, eu diria que a interação entre os processos vistos até o momento seria da seguinte maneira (pausa para respirar fundo e começar a leitura, sem gaguejar, por favor) : a necessidade do cliente são internalizadas por meio de requisitos que estarão sendo gerenciados pelo Gerenciamento do Portfólio de Serviços. Esta gerência verifica junto ao Gerenciamento de Demandas como isso poderá ser ofertado. A Gerência de Demandas retorna os insumos para que a Gerência de Portfólios de Serviços possa colocar o novo serviço dentro do funil do portfólio. Além disso esta gerência envia para o Gerenciamento Financeiro solicitando a análise, utilizando os conceitos e mecanismos descritos acima, para identificar em termos monetários o que significa a requisição feita pelo cliente. A gerência Financeira responde ao Gerenciamento de Portfólios de Serviços que verifica se continua ou não com a construção do serviço de TI (OK ou NOK – não OK)... ufa!!!! sacaram... simples e eficiente (nem tanto)...
Finalizamos aqui os processos do livro Estratégia dos Serviços. Lembrem-se que dentro do ciclo de vida do serviço, aqueles que forem passar pelo Funil do Portfólio serão encaminhados para a próxima fase, o Desenho do Serviço... Não percam as cenas dos próximos capítulos.
Muito bom.
ResponderExcluirParabéns cara!
ResponderExcluirEstou lendo desde o início da estratégia de serviço e estou achando fantástico.
Já estudei ITILV2 e estou tentando entender melhor o V3.
Essa sua "simplificação" das coisas no final ficou perfeita! Parabéns pela iniciativa!