terça-feira, 19 de abril de 2011

ITIL V3 – Estratégia do Serviço – Tecnologia e Arquitetura – Automação do Serviço

Antes de entrarmos no Desenho do Serviço, ficou faltando, conforme metodologia proposta para o tema ITIL V3, falarmos sobre a tecnologia e arquitetura da Estratégia do Serviço.

Para este livro em específico é mais difícil elencarmos tecnologias e arquiteturas, pois o propósito aqui seria entender como a automação do serviço suportaria a integração entre os processos de gerenciamento do serviço e a Estratégia do Serviço. Sob esta ótica ficaria claro dizer que primeiro se faz necessário a definição de processos e depois das ferramentas para automação, pois, desta forma o alinhamento estratégico estaria mais protegido e garantido.

De qualquer maneira, a automação deve sempre ser considerada a fim de melhorar a utilidade e a garantia dos serviços (rever postagem sobre utilidade e garantia para maiores informações). Algumas áreas do gerenciamento de serviços que poderiam se beneficiar com a automação seriam:

  • Catálogo de Serviços.
  • Classificação, priorização e encaminhamento dos requisitos.
  • Desenho e modelagem dos requisitos e dos processos, etc.

Bem pessoal, com esta postagem finalizamos a fase de Estratégia do Serviço dentro do ciclo de vida do serviço proposta pelo ITIL V3. A partir da próxima postagem entraremos no livro Desenho do Serviço com tudo!!! Não percam!!!

Sigam-me os bons!!!

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