Vamos explorar o processo de Gerenciamento da Demanda do livro de Estratégia do Serviço do ITIL V3? Vamos lá! Este processo trabalha junto com o gerenciamento do Portfólio de Serviço e tem os objetivos claros de entender e, principalmente, influenciar a demanda de clientes para Serviços, além de entender e também influenciar a capacidade ofertada para atender a essas demandas.
Para não ficar dúvida, este processo, na verdade, tem que entender quais são as características do serviço na visão do negócio e tentar influenciar a demanda a fim de utilizar de forma mais otimizada os seus recursos. Um exemplo de influência de demanda de serviço é a ideia implementada pelas empresas aéreas no que diz respeito à oferta de voos à noite (ou tarde da noite) por preços mais baratos. A equação é simples: avião no pátio é custo, no ar é lucro (ou menos prejuízo). Assim, as empresas começaram a influenciar a demanda por voos domésticos, ofertando-os a noite, onde antes não era tão comum, por um preço mais barato. A influência também pode ser negativa, ou seja, tentar diminuir o consumo de um determinado serviço em um determinado horário, por exemplo, sobretaxando o serviço naquele horário indesejado.
É importante deixar claro que o processo de Gerenciamento da Demanda é um aspecto crítico do gerenciamento de serviços, especialmente porque se faz necessário o entendimento do processo de negócio, o que pode se configurar como um verdadeiro desafio. Um Gerenciamento da Demanda mal feito ou negligenciado é uma enorme fonte de riscos para o provedor de serviço de TI devido à incerteza da demanda.
As técnicas de Gerenciamento da Demanda, tais como precificação reduzida, descontos por volume e níveis de serviços diferenciados podem influenciar a demanda em padrões específicos, contudo devemos lembrar que não é possível produzir e estocar serviço para demandas posteriores. Assim, entender a capacidade, gerar insumo para o planejamento da mesma e saber entender as necessidades do negócio são atividades primordiais para o Gerenciamento da Demanda.
Vamos continuar na próxima postagem a navegar pelos processos da Estratégia do Serviço. Não deixem de conferir, pois como dizia um professor meu de pós-graduação: “no futuro tudo será serviço, tudo”....
… Vamos juntos!!!!
Para não ficar dúvida, este processo, na verdade, tem que entender quais são as características do serviço na visão do negócio e tentar influenciar a demanda a fim de utilizar de forma mais otimizada os seus recursos. Um exemplo de influência de demanda de serviço é a ideia implementada pelas empresas aéreas no que diz respeito à oferta de voos à noite (ou tarde da noite) por preços mais baratos. A equação é simples: avião no pátio é custo, no ar é lucro (ou menos prejuízo). Assim, as empresas começaram a influenciar a demanda por voos domésticos, ofertando-os a noite, onde antes não era tão comum, por um preço mais barato. A influência também pode ser negativa, ou seja, tentar diminuir o consumo de um determinado serviço em um determinado horário, por exemplo, sobretaxando o serviço naquele horário indesejado.
É importante deixar claro que o processo de Gerenciamento da Demanda é um aspecto crítico do gerenciamento de serviços, especialmente porque se faz necessário o entendimento do processo de negócio, o que pode se configurar como um verdadeiro desafio. Um Gerenciamento da Demanda mal feito ou negligenciado é uma enorme fonte de riscos para o provedor de serviço de TI devido à incerteza da demanda.
As técnicas de Gerenciamento da Demanda, tais como precificação reduzida, descontos por volume e níveis de serviços diferenciados podem influenciar a demanda em padrões específicos, contudo devemos lembrar que não é possível produzir e estocar serviço para demandas posteriores. Assim, entender a capacidade, gerar insumo para o planejamento da mesma e saber entender as necessidades do negócio são atividades primordiais para o Gerenciamento da Demanda.
Vamos continuar na próxima postagem a navegar pelos processos da Estratégia do Serviço. Não deixem de conferir, pois como dizia um professor meu de pós-graduação: “no futuro tudo será serviço, tudo”....
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