sexta-feira, 17 de junho de 2011

ITIL V3 – Desenho do Serviço – Técnicas, Ferramentas e Modelos – PDS

Uma outra ferramenta utilizada pelo Desenho do Serviço, conforme prega o ITIL V3, é o famoso PDS ou Pacote de Desenho de Serviço. Percebo que alguns leitores vão ler a frase anterior e dizer: famoso? Hmmm, só se for para você Breno! Ok. Acho que exagerei um pouco. Na verdade, o PDS é uma nova ferramenta implementada na versão 3 do ITIL.

O PDS não passa de um conjunto de documentos que define todos os aspectos de um serviço de TI e seus requisitos. Ele agrupa todos as informações do Desenho do Serviço com todos os planos do projeto e é utilizado através de cada estágio do ciclo de vida do serviço, ou seja, é passado e consumido pelas outras fases do ciclo de vida.

Um PDS deve ser construído sempre que tivermos um novo serviço de TI que passará pela fase de Desenho, mas não apenas para os novos serviços! Mudanças maiores em serviços já existentes também devem ter PDS construídos.

Coloco abaixo o conteúdo do Pacote de Desenho de Serviço:

Categoria

Subcategoria

Requisitos

Requisitos de Negócio

Aplicabilidade de Serviço

Contatos de Serviço

Desenho de Serviços

Requisitos Funcionais de Serviço

Requisitos de Nível de Serviço

Requisitos de Gerenciamento Operacional de Serviço

Desenho de Serviços e Topologia

Diagnóstico de Prontidão Organizacional

Diagnóstico de prontidão organizacional

Plano de Ciclo de Vida de Serviço

Programa de Serviço

Plano de Transição de Serviços

Plano de Aceitação de Operação de Serviços

Critério de Aceitação de Serviço



A partir da próxima postagem, estaremos tratando dos processos da fase do Desenho do Serviço. Vocês não perdem por esperar!!!

2 comentários:

  1. Breno, tudo bem? Você poderia detalhar melhor o que seria o diagnóstico de prontidão organizacional?

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    1. Caro Marcus Araújo, obrigado por postar uma pergunta e desculpe-me pela demora em respondê-la. O diagnóstico de prontidão organizacional é a tradução (bem ruim por sinal!) do Organizational Readiness Assesment. Este documento reporta o plano organizacional, em relação ao serviço de TI que será desenvolvido, com os seguintes itens: benefício para o negócio, avaliação financeira, avaliação técnica, avaliação de recursos e avaliação organizacional, juntamente com detalhes sobre todas as novas competências e capacidades necessárias para a organização prestadora de serviços, seus fornecedores, serviços de apoio e contratos.

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