sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ITIL V3 – Transição do Serviço – Metas e Objetivos


Nesta postagem damos início a uma nova fase do ciclo de vida do serviço segundo o ITIL V3, conhecida como Transição de Serviço!!

A meta principal desta fase é assegurar que tudo aquilo que foi planejado seja executado de fato. É claro que no mundo real, nem tudo o que é planejado consegue realmente ser executado, mas a Transição do Serviço deve buscar que o planejamento se torne realidade e se materialize em um serviço de TI. Essa meta ambiciosa, para que possa ser atingida, é dividida em outras metas que a ajudam na caminhada, como por exemplo: definir, alinhar e validar as expectativas dos clientes sobre o desempenho e a utilização dos novos serviços e também daqueles que foram alterados, diminuir ao máximo as variações de desempenho na transição dentro da produção, minimizar erros conhecidos a fim de controlar melhor os riscos da transição dentro da produção e garantir que o serviço possa ser utilizado de acordo com os requisitos especificados.

Para atingir as metas, alguns objetivos foram definidos. Dentre eles, destaco os seguintes:

  • Planejar e gerenciar os recursos do serviço de TI, seja ele novo ou não, no ambiente de produção.

  • Criar planos claros que permitam que mudanças no negócio ou no cliente alinhem suas atividades com os planos de transição do serviço.

  • Melhorar a satisfação do cliente, assim como o da equipe do gerenciamento de serviços.

  • Garantir que haja o mínimo impacto possível para os imprevistos que ocorram no ambiente de produção (tarefa nada fácil em alguns casos!!).

Bem, tendo em mente as metas e objetivos da fase de Transição do Serviço, daremos continuidade com os conceitos e definições importantes para que possamos entender os processos que compõem esta importante fase do ciclo de vida do serviço...

Não percam as cenas dos próximos capítulos e...

Sigam-me os bons!!!

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