Finalizando os processos da fase de Melhoria de Serviço Continuada,
do ciclo de vida de serviço preconizado pela biblioteca ITIL V3,
vamos falar sobre a “Medição de Serviço”. Já falamos em
várias postagens da importância da medição do serviço para que
possamos aferir seu desempenho, gerenciá-lo com eficiência e
agregar mais valor ao mesmo, certo? Pois bem, o ITIL coloca que para
os serviços de TI não bastam, simplesmente, medirmos o desempenho
de itens isolados, sejam eles de infraestrutura, como um servidor de
banco de dados por exemplo, ou sejam de aplicativos em operação. Na
verdade, a medição de serviço deve ser capaz de medir e reportar
um determinado serviço de TI de ponta a ponta, ou seja, todo o
serviço e seu ciclo de vida. Mas como fazer isso?
Para resolver essa equação, que não é simples, o ITIL sugere que
se crie uma estrutura de medição de serviços, onde a combinação
de métricas consideradas importantes para o serviço proveem uma
perspectiva acurada e balanceada sobre o serviço.
Assim sendo, o primeiro passo para a criação dessa estrutura de
medição é entender e assimilar os processos de negócio e, a
partir deles, identificar aqueles que mais contribuem para entregar
valor ao negócio. A partir daí, a combinação de que falamos no
parágrafo anterior refere-se a identificar, dentre as opções a
seguir, quais necessidades devem ser medidas para identificar a
“saúde” de um determinado serviço: serviços, componentes e
processo de gerenciamento do serviço.
Caros leitores do nosso humilde blog, com essa postagem finalizamos a
extensa, mas interessante viagem pela biblioteca ITIL. Espero que
tenha contribuído para disseminar o conhecimento sobre esse
importante capítulo na nossa busca por uma Gestão de TI
Inteligente. Vamos entrar em um novo assunto a partir da próxima
postagem. Espero que seja tão interessante como foi este.
Vamos juntos?
… então
... Sigam-me os bons!!!!
Li toda a série sobre ITIL. Você fez um excelente trabalho! Bastante claro e objetivo. Me ajudou muito. Obrigado!
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