sexta-feira, 21 de setembro de 2012

COBIT - Característica Geral – Dirigido por Métricas – Modelo de Maturidade


Nesta postagem vamos dar início a última Característica Geral do COBIT, qual seja: Dirigido por Métricas. Para melhorar o entendimento, iremos dividir este tópico em dois assuntos, a saber: Modelo de Maturidade do COBIT e Metas e Indicadores do modelo. Nesta postagem trataremos especificamente do primeiro assunto.

O Modelo de Maturidade do COBIT não estabelece patamares evolutivos, como os modelos de maturidade do CMMI, que veremos futuramente. Seu objetivo maior é permitir que seja realizado um benchmarking dos processos medidos e que os perfis dos processos de TI possam ser reconhecidos pela organização.

Assim sendo, o modelo de maturidade do COBIT identifica, por meio de um questionário extenso, o nível de maturidade de cada processo de TI da empresa, conforme figura abaixo, identificando onde a empresa está atualmente, onde a média do mercado se encontra em relação àquele processo medido, qual o nível de excelência existente hoje no mercado e onde a organização gostaria de chegar.



Percebam que o COBIT define seis níveis de maturidade ( de zero a cinco) que se aplicam a cada processo do COBIT. Vamos ver cada um deles? Então vamos lá!

Nível 0 – Inexistente – A organização não reconhece que existe uma questão a ser tratada e não existe processos que possam ser identificados.

Nível 1 – Inicial/Ad-hoc – Neste nível, a organização reconhece que exite uma questão a ser tratada, mas as abordagens são improvisadas e tendem a ser aplicadas a situações individuais

Nível 2 – Repetível, mas intuitivo – Neste nível, os processos se desenvolveram de forma que procedimentos similares são executados por pessoas diferentes que realizam a mesma tarefa, porém ainda não existe treinamento ou repasse formal e a responsabilidade de como agir fica a cargo do indivíduo que realiza a atividade.

Nível 3 – Processo definido – Neste nível os procedimentos estão padronizados, documentados e comunicados pela organização. Cabe ao indivíduo que executa as atividade, seguir os procedimentos padronizados, mas ainda não há mecanismos que garantam que o processo é de fato seguido.

Nível 4 – Gerenciado e mensurável – Neste nível há a identificação se um processo padronizado está sendo seguido, pois é possível monitorar e medir a conformidade entre o que está institucionalizado e o que está sendo praticado. É neste nível, também, que começam a existir melhorias constantes e estabelecimento de boas práticas.

Nível 5 – Otimizado – Neste nível, os processos foram refinados até alcançar as melhores práticas, com base nos resultados da melhoria contínua e comparações com outras organizações. A TI é utilizada para automatizar os fluxos de trabalho, aumentando a qualidade e a efetividade dos mesmos.

Existem empresas que decidem fazer um mapa geral em relação a todos os processo do COBIT, mas isso não é algo obrigatório. É possível focar processo a processo, levando-se em consideração o objetivo de criação deste Modelo de Maturidade.

A figura abaixo mostra uma situação hipotética, apenas para ilustrar, onde uma determinada empresa fez a sua avaliação em relação a cada processo do COBIT. Ela identificou como estava o mercado em cada um dos processos e se autoavaliou, definindo, então, os gaps entre o que o mercado já alcançou e como ela se avaliou. Assim sendo, foi pintando com cores cada um dos processos de acordo com o resultado obtido. A escala vai do vermelho, que significa que a empresa está muito atrás do que o mercado tem como padrão, até o lilás, que identifica que a empresa está melhor qualificada que o mercado.



É importante salientar que as estratégias a serem tomadas com base no Modelo de Maturidade dependem do negócio da empresa. Não é porque você está classificado, em um determinado processo, pior do que o mercado, que fará com que a empresa, obrigatoriamente, busque alcançar aquele nível. Isto tudo depende de como o seu negócio se comporta, entenderam?

Na próxima postagem, continuaremos com mais informações da característica “Dirigido por Métricas”.

Vocês não perdem por esperar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário