Finalizando as Características Gerais do COBIT, vamos falar, nesta
postagem, das metas e dos indicadores do modelo. A primeira coisa
importante que temos que ter em mente é que as metas e os
indicadores são definidos em três níveis, a saber:
- TI - Define o que o negócio espera da TI.
- Processos de TI – Evidenciam o que cada processo de TI deve entregar para atingimento das metas de TI.
- Atividades – Define o que deve ser realizado em cada processo para alcançar o desempenho esperado.
É fácil notar, com as explicações acima, que as metas e os
indicadores são encadeados, ou seja, metas de Negócio direcionam as
metas de TI, que por sua vez direcionam as metas dos Processos de TI,
que por sua vez direcionam as metas de Atividades, sacaram? De forma
mais esquemática teríamos:
Negócio → TI → Processos de TI → Atividades
É importante dizer que não explicitamos as metas de Negócio porque
é exatamente neste ponto que o COBIT refere-se ao BSC, como forma de
definir essas metas. A partir delas haverá desdobramento em
metas nos três níveis descritos. Além disso, o COBIT define dois
tipos distintos de indicadores que precisamos explicar para entender
a lógica de controle do modelo, são eles:
- Métricas de Resultados (antigos KGIs da versão 4.0 do COBIT) – Indicam o passado, se as metas foram ou não atingidas.
- Métricas de Desempenho (antigos KPIs da versão 4.0 do COBIT) – Indicam o futuro, se as metas poderão ser alcançadas ou não.
Vale dizer, também, que estas métricas são aplicadas nos três
níveis definidos no início da postagem. Assim, de forma didática,
podemos dizer, conforme mostra a figura abaixo, que no exemplo do
processo D5 – Garantir a segurança do serviço (veremos mais a
frente este processo), os objetivos são definidos da esquerda para a
direita, conforme já descrevemos, mas a identificação da
performance, ou seja, o controle com base nas métricas estipuladas é
feita da direita para a esquerda. Assim sendo, as Métricas de Resultados medem as realizações dos objetivos de cada nível
individualmente (Atividades, processos, TI e Negócio) e servem de direcionadores, como Métricas de
Desempenho, para o nível imediatamente superior. Trocando em miúdos,
podemos dizer que os Indicadores de Resultado (mostrando o passado)
da Atividade, por exemplo, é o Indicador de Desempenho (mostra a
tendência e o futuro) para o nível imediatamente superior e assim
sucessivamente, entenderam?
É bem legal verificar que com essa lógica fica mais fácil se fazer
os controles e definir se um processo está alcançando os seus
objetivos, pois você controla do menor nível para o mais alto e
assim consegue ter uma visão bem ampla do que está acontecendo e
onde estão os problemas em relação a um determinado objetivo de
negócio... … bem inteligente o negócio, não acharam?
Na próxima postagem, daremos sequência ao COBIT entrando na
estrutura dos processos...
… Vocês não perdem por esperar!
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