sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

COBIT – Processos – Domínio PO – Parte 2

Dando continuidade aos processos do domínio PO (Plan and Organize – Planejamento e Organização), veremos nesta postagem os processos restantes (PO6 a PO10). Percebam, na figura abaixo que estamos atualizando paulatinamente de acordo com a evolução dos processos tratados, que, diferentemente dos processos anteriores, os processos a partir do PO6 estão na esfera tática (gerencial) da organização.


PO6 – Comunicar metas e diretrizes gerenciais – Este processo tem como meta criar uma série de políticas e diretrizes a fim de que as definições estratégicas, definidas nos processos anteriores, possam chegar de forma clara e efetiva ao nível tático da organização. O COBIT percebe a necessidade de se criar um framework de controle de TI que irá abranger toda esta parte de política e diretrizes de comunicação.

PO7 – Gerenciar recursos humanos de TI – Com um nome bem sugestivo, este processo tem o papel mais tático no que diz respeito aos recursos humanos. É responsável pela parte de gerência do dia a dia do pessoal, como por exemplo: contratações, treinamentos, formulação de planos de carreira, atribuição de papéis e criação das descrições de cargos.

PO8 – Gerenciar qualidade – Este processo define um sistema de gestão de qualidade e monitora o desempenho de acordo com objetivos predefinidos. Além disso, este processo é responsável por implementar um programa de melhoria contínua dos serviços de TI.

PO9 – Avaliar e gerenciar riscos de TI – Estabelecimento de um framework de gerência de riscos de TI, na sua visão clássica, capaz de avaliar, mitigar e comunicar os riscos residuais. Este framework deve ser integrado ao gerenciamento de riscos da organização como um todo.

PO10 – Gerenciar projetos – Este processo é muito cobrado nas provas de certificação COBIT e basicamente define e garante o cumprimento de abordagens de Gerência de Projetos e Programas por meio da definição de um método para criação e gerenciamento de Portfólios, Programas e Projetos (lembram-se que já disse uma vez que o COBIT é um modelo guarda-chuva?).

Bom pessoal, chegamos ao final dos processos do domínio PO. Na próxima postagem daremos início aos processos do domínio AI (7 processos ao todo).

Vocês não perdem por esperar...

Sigam-me os bons...

Nenhum comentário:

Postar um comentário