sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

COBIT – Processos – Domínio DS – Parte 1

Queridos leitores, continuando a nossa viagem pelos processos do COBIT, daremos início ao domínio DS (Deliver and Support – Entrega e suporte). Para aqueles que já estudamos o ITIL, especialmente a versão 2, este nome nos parece bem familiar, não? Eh, meus amigos... …o COBIT, que não é bobo nem nada, utiliza muitos dos conceitos de outras metodologias, modelos e bibliotecas na sua confecção. É assim que ele se transformou em um modelo guarda-chuva que tem o objetivo de fazer o alinhamento entre o negócio e a TI.

No domínio DS temos 13 processos, mas para facilitarmos o entendimento da figura abaixo (que está crescendo cada vez mais!), vamos falar, inicialmente, dos processos que vão do DS1 até o DS6, OK? Então vamos lá!! Sem parar para respirar, como diz minha filha!



DS1 – Definir e gerenciar níveis de serviço – Particularmente, me parece meio estranho o modelo COBIT definir os níveis de serviço depois dos processos do domínio AI. De qualquer forma, é assim que está definido no modelo. Este processo busca entender os requisitos do serviço, definir os acordos de níveis de serviço (SLA) e acompanhá-los para saber se estão sendo cumpridos.

DS2 – Gerenciar serviços de terceiros – A partir do processo anterior, este processo tem a incumbência de fazer a gestão de contratos efetuados com terceiros, identificando e categorizando os fornecedores, mitigando riscos e monitorando o desempenho desses contratos.

DS3 – Gerenciar desempenho e capacidade – Este processo é responsável por atender os requisitos de tempo de resposta, melhorar continuamente o desempenho e a capacidade e minimizar os downtimes para atender os SLA estabelecidos no processo DS1. Muito similar aos processos de Gerenciamento da Capacidade e Gerenciamento de Disponibilidade do ITIL, conforme já vimos aqui no nosso blog.

DS4 – Garantir continuidade dos serviços – Este processo é análogo à Gerência de Continuidade do ITIL. Ele busca prover a resiliência do serviço. Epa! Resiliência? Para aqueles que não sabem o que essa palavra significa, este humilde blog informa, objetivamente, que resiliência é mais ou menos a capacidade de tomar bordoada e continuar de pé. Sacaram? 

DS5 – Garantir segurança dos sistemas – Também análogo a área de segurança do ITIL, este processo busca definir políticas, planos e procedimentos de segurança de TI. Este processo também é responsável por resolver incidentes de segurança.

DS6 – Identificar e alocar custos – Processo que acaba por disciplinar o uso dos recursos. Funciona como o accountability & charging do ITIL V2. Como ele aloca e captura os custos de TI de forma tempestiva, evita o aquela máxima do “pode pedir tudo o que quiser”.

Ufa!!! passados os primeiros processos do domínio DS, continuaremos, na próxima postagem!

Vocês não perdem por esperar!!!

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