sexta-feira, 12 de abril de 2013

CMMI – Introdução – Disciplinas e Constelações


O CMMI possui uma série de disciplinas, que vieram, conforme vimos na postagem anterior, da evolução histórica deste modelo. As principais disciplinas são as seguintes:

  • Engenharia de Software (SW) – Esta disciplina cobre a parte de desenvolvimento de software.
  • Engenharia de Sistemas (SE) – É importante não confundir com o item anterior. Esta disciplina cobre o desenvolvimento de sistemas completos, ou seja, a parte de software e hardware. Aliás, na verdade, sob esta ótica, os sistemas podem ou não incluir softwares, uma vez que esta disciplina preza pela transformação das necessidades e expectativas do cliente em soluções de produtos, que não obrigatoriamente são softwares.
  • Desenvolvimento Integrado de Produto e Processo (IPPD) – É uma disciplina que preza pela colaboração entre a equipe de desenvolvimento e de produção para satisfazer as expectativas dos clientes.
  • Gestão de Fornecedores (SS) – Disciplina que cobre a parte de contratações críticas para o desenvolvimento de um determinado software.
Na versão 1.2, O CMMI foi montado a partir do conceito de “constelação”. Antes que alguém se confunda com o termo, é relevante esclarecer que uma constelação, na visão do CMMI, é o conjunto de áreas ou componentes relacionados entre si. Ainda não ficou claro? Não tem problema, vamos ver se fica mais claro com a exemplificação!

No CMMI versão 1.2 existem três diferentes constelações, a saber:

1 – CMMI para desenvolvimento (CMMI-Dev) – Conjunto das seguintes disciplinas relacionadas: Engenharia de Software (SW), Engenharia de Sistemas (SE) e Gestão de Fornecedores (SS). Opcionalmente, também teríamos o CMMI-Dev + IPPD.

2 – CMMI para Aquisições (CMMI-Acq) – Adaptação do CMMI-Dev para empresas que contratam o desenvolvimento de software.

3 – CMMI para Serviços (CMMI-Svc) – Conjunto de disciplinas que vão além do desenvolvimento, gerenciando o fornecimento de serviços de qualquer natureza e não apenas de TI (por isso, não configura como um concorrente do ITIL).

Ficou mais claro agora? Espero que sim... a partir das próximas postagens focaremos o nosso estudo no CMMI-Dev, pois é este que mais nos interessa na busca por uma Gestão de TI Intelitgente...

... e aí? Vamos juntos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário