sexta-feira, 7 de junho de 2013

CMMI – Categorias de Processos


Queridos leitores, após passarmos pelas representações do CMMI, chegou o momento de falarmos dos processos que compõe este modelo. Para que possamos facilitar o entendimento, nesta postagem estaremos explicando, inicialmente, o que o CMMI chama de Categorias de Processos. Segundo este modelo, as Áreas de Processos (também chamadas de Processos) são divididas em Categorias e estão distribuídas pelos Níveis de Maturidade da Representação por Estágio (do nível 2 ao nível 5, uma vez que não faz sentido ter processos relacionados ao nível 1, conforme já vimos).
A esta altura, se você, pessoa atenta, fez a leitura das postagens anteriores está satisfeita de conectar as ideias e validar o que foi dito, pois, explanamos que na Representação por Estágios, cada nível refere-se a um conjunto de Áreas de Processos pré-definido que permite a evolução gradual da organização!! O quadro abaixo (Níveis de maturidade X Categorias X Áreas de Processos) mostra exatamente quais são os Processos de cada Nível.


Quadro Níveis de maturidade X Categorias X Áreas de Processos 
(Clique na Figura para melhor visualizar)

Outro ponto interessante, conforme mostra o quadro, é a identificação das seguintes Categorias de Processos:

  • Engenharia – Áreas de processos que estão diretamente ligadas à Engenharia de Software.
  • Gerenciamento de Projetos – Processos que estão ligados aos passos necessários para que sejam executados projetos com sucesso.
  • Gerenciamento de Processos – Processos que estão ligados a questões institucionais e na quantificação dos resultados.
  • Suporte – Áreas de processos que auxiliam outros processos nos mais diversos níveis.

Finalmente, podemos verificar que os Níveis de Maturidade, de forma genérica e mais simplória, buscam os seguintes objetivos, levando-se em consideração a divisão dos processos no quadro “Níveis de maturidade X Categorias X Áreas de Processos”:

  • Nível 2 – Foco no Gerenciamento de Projetos
  • Nível 3 – Foco na Padronização e na Engenharia de Software
  • Nível 4 – Foco na quantificação dos processos
  • Nível 5 – Foco na melhoria e na inovação

Visto todos estes conceitos iniciais, acho que agora poderemos navegar pelos processos! Sugiro tratarmos os processos por Categoria, já que referem-se a um mesmo assunto. Vamos juntos?

... então...

Sigam-me os bons!!!

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