sexta-feira, 28 de junho de 2013

CMMI – Processos – Categoria Gerenciamento de Projetos – Parte 1


Iniciando a nossa intrigante viagem pelas Áreas de Processos (ou simplesmente Processos) do CMMI e utilizando a metodologia proposta na postagem anterior, passaremos pelas Áreas de Processos da categoria Gerenciamento de Projetos. Porém, antes de iniciarmos, é importante saber que cada categoria possui um conjunto de Áreas de Processos que são classificadas como áreas básicas, que normalmente compõe o nível de maturidade que a categoria mais influencia, e um conjunto de Áreas de Processos classificadas como avançadas. Esta última refere-se às Áreas de Processo de outros níveis de maturidade diferentes do nível de maturidade das áreas básicas.

Como já havíamos dito, os processos da categoria Gerenciamento de Projetos credenciam a organização ao nível de maturidade 2 do CMMI. Assim sendo, as Áreas de Processos básicas são aquelas que estão ligadas a este nível de maturidade em específico. Abaixo passamos por cada uma delas (para lembrar das Áreas de Processos que fazem parte de cada nível de maturidade, reveja a postagem CMMI – Categorias de Processos).

Áreas de Processo Básicas - Nível de Maturidade 2: 

- Planejamento de projetos: Esta Área de Processo tem o objetivo de estabelecer e manter planos que definam as atividades de um projeto. Esta Área de Processo possui as seguintes metas específicas: Estabelecer estimativas (custo, escopo e tempo), Desenvolver o plano de projeto e Obter o compromisso com o plano (por parte das áreas interessadas).

- Controle e monitoramento do projeto: Esta Área de Processo tem o objetivo de monitorar o andamento do projeto para que possíveis ações corretivas possam ser tomadas sem desviar, de forma significativa, o plano do projeto. Possui as seguintes metas específicas: Monitorar o projeto de acordo com o plano e Gerenciar as ações corretivas até a sua conclusão.

- Contratação e gestão de fornecedores: Esta Área de Processo gerencia a aquisição e produtos de fornecedores que possuam contrato formal com a organização. Percebam que a gerencia refere-se a produtos e não de trabalho. As metas específicas desta Área de Processo são: Estabelecer contratos com fornecedores e Satisfazer contrato com fornecedores.

Para criarmos certo suspense, deixaremos para a próxima postagem as Áreas de Processos avançadas da categoria Gerenciamento de Projetos. Lembro mais uma vez que os processos descritos acima dizem respeito ao nível de maturidade 2 do CMMI.

Não percam a continuação da nossa viagem!!!

Sigam-me os bons!!!

Um comentário: