sexta-feira, 29 de novembro de 2013

MPS.Br – Processos – Parte 2


Continuando a nossa “passada de olho” pelos processos do MPS.Br, vamos abordar, conforme combinado na postagem anterior, os processos dos níveis de maturidade E e D. Preparados? Então vamos lá!

Nível E – (Parcialmente Definido - Característica principal: padronização do processo)

  • Avaliação e Melhoria do processo Organizacional: Identificar o quanto os processos padrões da organização ajudam a empresa no planejamento e na implementação de melhorias nestes processos, com base no entendimento de seus pontos fortes e pontos fracos. Perceba que a melhoria ainda não é baseada em indicadores e sim na percepção qualitativa do processo.
  • Definição do Processo Organizacional: Identificar e gerenciar um conjunto de ativos e padrões do ambiente de trabalho que são aplicáveis às necessidades de negócio da organização.
  • Gerência de Recursos Humanos: Prover a empresa e seus projetos com os recursos humanos necessários e gerenciar as competências para que estejam alinhadas às necessidades da organização. É o processo responsável pela alocação de pessoas, seleção e treinamento.
  • Gerência de Reutilização: Não confunda com gerência de domínio! Este processo é responsável pelo gerenciamento do ciclo de vida dos ativos que são reutilizáveis na organização.

Nível D – (Largamente Definido - Característica principal: padronização da Engenharia de Software)

  • Desenvolvimento de Requisitos: Responsável por estabelecer os requisitos do produto e de seus componentes e também os requisitos do cliente.
  • Integração do Produto: Responsável por compor os componentes do produto para que possam se tornar um produto integrado e consistente em relação ao seu design. Deve demonstrar, também, que os requisitos funcionais e não-funcionais foram atendidos.
  • Projeto e Construção do Produto: Atividades de desenvolvimento clássicas, ou seja, projetar, desenvolver e implementar soluções para atender aos requisitos.
  • Validação: Garantir que o produto ou um componente seu atenderá ao propósito anteriormente definido quando for colocado no ambiente para o qual foi desenvolvido.
  • Verificação: Confirmar que cada serviço ou produto de trabalho do processo ou do projeto reflete de forma correta os requisitos especificados para o mesmo.

Pessoal, finalizamos aqui os processos dos níveis de maturidade D e E do MPS.Br. Na próxima postagem fecharemos os processos restantes dos níveis A, B e C...
 
..Vocês não perdem por esperar!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário