quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Arquétipos da Governança de TI – Parte 2

Dando continuidade as breves, mas muito importantes explicações sobre os arquétipos da governança de TI, falaremos nesta postagem sobre o Feudalismo e o Federalismo. Leiam atentamente.


Feudalismo – Este arquétipo é baseado nas ”tradições da antiga Inglaterra”, onde príncipes e princesas, ou os cavaleiros por eles escolhidos, tomavam suas próprias decisões, otimizando suas necessidades locais. Em termos de governança de TI, equivale a dizer que as decisões de TI são tomadas sem nenhuma sinergia entre as unidades de negócio, ou seja, cada uma definindo como as decisões de TI serão tomadas por conta própria. De uma forma geral, o modelo feudal tem caído em desuso, já que, a maioria das empresas está em busca da sinergia entre as unidades de negócio, porém será que alguém nunca ouviu falar de uma empresa ou órgão publico que trabalhasse assim???


Federalismo – Assim como em uma Federação, neste modelo, as responsabilidades e os poderes em relação às decisões de TI são distribuídas pelas unidades de negócio, mas com uma regra geral definida pela direção da empresa. Para Peter e Weill, este modelo é o mais difícil arquétipo para a tomada de decisões, pois os líderes da empresa têm preocupações diferentes das dos líderes das unidades de negócio. O que acaba acontecendo neste tipo de modelo é que as unidades de negócio maiores e mais poderosas ganham mais atenção e possuem maior influência sobre as decisões a serem tomadas.

Não se esqueçam que estamos montando uma grande matriz de Decisões de TI X Arquétipos de TI. Esta matriz nos auxiliará a entender melhor o funcionamento da TI em nossas organizações e poderá nos mostrar pontos de falha importantes que podem ser a diferença entre termos uma gestão de TI inteligente e uma TI vista apenas como “despesa”. Na próxima postagem terminaremos de explicar os dois arquétipos que faltam... Não deixem de acompanhar!!!!

Um comentário:

  1. Breno, suas matérias são excelentes apoios para meus estudos. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir