quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Desafio!!!

Uma vez apresentada a Matriz de Governança de TI, chegou o momento de lançarmos um desafio de final de ano!!!! Procure mapear a Matriz de Governança de TI da sua empresa. Identifique, para cada decisão de TI ou domínio de TI, o arquétipo que decide e o arquétipo que auxilia na decisão, contribuindo com informações e opiniões importantes para tomada de decisão.

Faça uma reflexão sobre o que você mapeou, analise os resultados, pense um pouco e você descobrirá que alguns problemas que a sua área de TI pode estar enfrentando são reflexo de um arranjo de governança mal definido para um determinado domínio de TI.

Veja abaixo um exemplo de como ficaria o resultado do mapeamento da Matriz de Governança de TI de uma empresa fictícia.



Mãos à obra... Lembre-se que a implantação de uma TI inteligente depende da análise e do trabalho de cada gestor. Feito o mapeamento e a análise, iniciaremos, nas próximas postagens, a definição de como mudar e como fazer da área de TI da sua empresa uma TI inteligente!!!!

Até a próxima...

4 comentários:

  1. bom dia mas quais perguntas devo fazer para saber quem decide ?

    ResponderExcluir
  2. Esse material esta muito incompleto, esta faltando muita coisa simples e pratica.(funcionário publico tem que dar um desconto) Por exemplo explicar a definição de cada domínio de decisão, entre outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rodrigo, o desafio proposto nesta postagem está ligado a todas as postagens anteriores onde explicamos cada domínio de decisão e cada arquétipo. Leia as outras postagens antes de fazer o desafio. Tenho certeza que mudará a sua opiniao, quanto a completude do material.

      Boa leitura!

      Excluir
  3. Olá Breno.
    Nos artigos de nome "Arquétipos da Governança de TI – Parte 1" e "A Matriz de Governança de TI" você cita a pesquisa de Ross e Weill, e vi (google) que há varias publicações destes autores.
    A pesquisa citada encontra-se em algum título específico? Você poderia recomendar algumas literaturas destes autores?
    Att.

    Manfred P. Wilke

    ResponderExcluir