quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Arquétipos da Governança de TI – Parte 3

Finalizando as definições sobre os arquétipos da governança de TI, vamos falar nesta postagem sobre os arquétipos que estão faltando: o duopólio de TI e a anarquia.


Duopólio de TI – É um arranjo entre duas partes em que as decisões representam o consenso bilateral entre executivos de TI e algum outro grupo. É comum verificar, nas empresas onde as decisões são tomadas pelo duopólio de TI, a configuração em forma de “roda de bicicleta” ou “comitê em forma de T”. No primeiro caso o grupo de TI encontra-se no cubo central da roda e as unidades de negócios estão em volta do aro. Os raios da roda são os relacionamentos bilaterais entre o grupo de TI e as várias unidades de negócio. No segundo caso existem dois comitês sobrepostos: o comitê executivo (a parte horizontal do T), composto de administradores das áreas de negócio e o comitê de TI (a parte vertical do T) composto por técnicos de TI. Estes comitês discutem os assuntos e tomam as decisões.


Anarquia - Neste modelo, indivíduos ou pequenos grupos tomam suas próprias decisões com base somente em suas necessidades locais. As anarquias são a ruína de muitos grupos de TI, sendo caras de sustentar e preservar, porém podem ser adotadas em casos específicos, onde se requer, por exemplo, uma resposta muito rápida a necessidade locais ou a clientes individuais.

Com todos os conceitos colocados aqui no nosso blog, poderemos agora partir para o resultado prático, ou seja, podemos montar a Matriz de Governança de TI da nossa empresa. Vamos explorá-la nas próximas postagens, antes de entrarmos em outros assuntos. Vamos juntos... Agora a coisa vai esquentar de vez!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário