terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Arquétipos da Governança de TI – Parte 1

Agora que já vimos quais são as decisões de TI que cada empresa deve tomar a fim de se ter uma boa governança de TI e consequentemente uma gestão de TI inteligente, vamos identificar quem são os grupos de pessoas existentes nas organizações que foram classificados como possíveis mandatários de cada uma das decisões.

Para facilitar o entendimento, usaremos a figura dos arquétipos, ou seja, faremos uma caracterização de grupos de pessoas que têm direitos decisórios ou contribuem para a tomada de decisões de TI. Para Ross e Weill, autores de pesquisa em mais de 200 empresas de vários tamanhos e de várias nacionalidades, é possível se identificar os seguintes arquétipos nas organizações: monarquia de negócio, monarquia de TI, feudalismo, federalismo, duopólio de TI e anarquia. Parece piada, mas você verá que consegue identificar esses arqétipos também na sua empresa. Vamos explicar melhor o que significa cada um deles...


Monarquia de Negócio – Em uma Monarquia de Negócios, os altos executivos tomam decisões de TI que afetam a empresa como um todo. O CEO (entre outros CxOs) e os executivos que comandam as várias unidades de negócio, além do CIO, compõem um comitê executivo. Neste comitê o CIO participa de forma igual em relação aos demais líderes e as decisões são tomadas em grupo.


Monarquia de TI - Neste modelo, os profissionais de tecnologia da informação tomam as decisões de TI. Este arquétipo pode ser constatado de várias formas, dependendo da empresa. Há empresas, por exemplo, onde são implementados escritórios de arquitetura de TI. Estes escritórios se tornam responsáveis por tomar toda e qualquer decisão pertinente a arquitetura de TI da empresa.

Nas próximas postagens daremos continuidade as explicações dos arquétipos. Notem que estamos montando uma matriz de responsabilidade.... Não percam.... Isto pode ser muito útil para analisar a empresa em que você trabalha....

Nenhum comentário:

Postar um comentário