quinta-feira, 29 de abril de 2010

PMBOK – Introdução (Parte 4) – Estruturas Organizacionais 1

Um dos grandes fatores que determinará como os projetos serão tocados é o ambiente organizacional no qual os mesmos estarão inseridos. Nesta postagem falaremos sobre as estruturas organizacionais que encontramos nas empresas e suas consequências para os projetos tocados nas mesmas.

O PMBOK descreve cinco tipos diferentes de estruturas, a saber:

1 – Funcional.
2 – Projetizada.
3 – Matricial Fraca.
4 – Matricial Balanceada.
5 – Matricial Forte.

A estrutura Funcional, também chamada de estrutura Funcional Clássica, retrata as empresas onde há uma hierarquia funcional forte. Neste tipo de estrutura, cada funcionário possui um superior bem definido e está alocado em “caixinhas” bem especializadas (área contábil, área de marketing, etc). Os projetos que são tocados nestes tipos de organização, normalmente possuem escopos restritos aos limites da função. Outra característica interessante é que o gerente de projeto é, na verdade, um papel executado pelo gerente funcional, ocupando apenas parte do seu tempo para o projeto. A figura abaixo mostra este tipo de estrutura.



Na outra ponta da corda, existem as empresas que utilizam uma estrutura Projetizada. Nesta estrutura, os membros das equipes são colocados juntos. A maior parte dos recursos da organização está envolvida no projeto e os gerentes de projetos possuem grande independência e autoridade. As empresas que adotam este modelo possuem também áreas com especializações, assim como as Funcionais, mas essas áreas servem de apoio para os projetos. A figura abaixo mostra como funciona a estrutura projetizada.



Para não ficarmos com textos muito extensos, continuaremos na próxima postagem com as três estruturas matriciais que estão faltando... Sigam-me os bons!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário