sexta-feira, 26 de novembro de 2010

ITIL V3 – Introdução e Conceitos – Histórico do ITIL


Começamos a partir desta postagem uma grande viagem por uma das mais espetaculares bibliotecas de melhores práticas para gerenciamento de serviços de TI!!! A biblioteca ITIL!!! Aliás, o correto, em português, seria dizer a ITIL e não o ITIL, uma vez que a mesma é uma biblioteca, mas não vamos ficar brigando com aqueles (inclusive eu mesmo) que tratam como o ITIL, como é mais utilizado pelo mercado (alguns dizem que é o modelo de melhores práticas, o framework, etc,etc,etc).


O ITIL, ou a ITIL, nasceu há 20 anos na Inglaterra (oficialmente tem 20 anos de vida, mas as práticas de gerenciamento existem a muito mais tempo). Na década de 80, a primeira ministra daquele país, Margareth Thatcher, mais conhecida como a Dama de Ferro (pense numa mulher bruta...) iniciou uma mudança na estrutura do governo inglês com a privatização de algumas empresas estatais, as famosas British --alguma coisa-- (BP – British Pretolium, British Airways, etc). Para gerenciar o funcionamento dos mercados que estavam sendo privatizados, foram criadas as agências reguladoras. Uma delas, a CCTA (uma espécie de ANATEL britânica), reuniu empresas públicas, privadas, fundações, entre outras organizações e poderes públicos para identificar quais seriam as melhores práticas no gerenciamento de serviços de TI. Desta reunião saiu a versão 1 do ITIL, em 1990.

A biblioteca foi, aos poucos, conquistando o mercado europeu, especialmente a Alemanha, França e Holanda. Apenas no final dos anos 90, o ITIL entrou nos Estados Unidos. Em 2000 foi lançada a versão 2 da biblioteca. Nesta versão foram feitos resumos e integrações dos vários processos descritos na versão anterior. A versão 2 da ITIL ganhou o mundo e se popularizou como o framework de melhores práticas no gerenciamento de entrega de serviços em TI mais utilizados pelas organizações (existem muitas outras). A CCTA passou a se chamar OGC (Office of Govermment Commerce), cujo foco é adotar práticas para a eficiência da gestão pública. A OGC é a detentora da marca ITIL, porém ela não se interessa em montar cursos, fazer exames de certificação, implementar a ITIL mundo afora, etc. Isso fica a cargo de uma estrutura que rodeia as decisões tomadas pela OGC

Em 2007 foi lançada a versão 3 do ITIL. Esta versão tem uma visão mais ampla de governança de TI, já que, nas versões anteriores o foco principal era a parte de infraestrutura de TI. Como o tempo médio de vida de uma versão do ITIL é de 7 a 10 anos, acredito que o estudo da V3, ao invés da V2 será mais útil para os nossos leitores e para as empresas que pensam em gerenciar os serviços de TI com base nos processos descritos no ITIL.

Vamos juntos nessa nova e interessante viagem!!!!!

2 comentários:

  1. Desculpe... você começou o artigo falando que o certo seria fala "a itil" e não "o itil" mas em todas as partes do seu texto só tem falando sobre "o itil". Acho que você deveria falar do jeito que você acha correto e não dizer uma coisa e fazer outra. Fica a dica.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo artigo, apenas como atualização, atualmente Axelos é a proprietária da marca ITIL, uma joint venture entre a Capita e o UK Cabinet Office.

    ResponderExcluir