sexta-feira, 29 de junho de 2012

COBIT – Características Gerais – Pincelada Inicial


Agora que vimos os Princípios Básicos do COBIT, podemos falar das famosas Características Gerais, uma vez que são desdobramentos naturais dos Princípios Básicos e representam a linha mestre onde todo o modelo é construído. A seguir elencamos cada uma das características:

Foco no negócio – Esta característica é a responsável, no modelo, por definir o alinhamento das metas de TI com as metas de negócio. É derivada dos Princípios Básicos “Objetivos de negócio requerem informações” e “Informações são produzidas por recursos de TI”.

Orientado a Processo – Esta característica mostra a organização das atividades de TI em um modelo de processos e identifica  as responsabilidades dos mesmos. É derivada do Princípio Básico “Recursos de TI são gerenciados por processos”.

Baseado em Controle – Esta característica é responsável pela definição dos objetivos de controle a serem considerados nos processos. É derivada do Princípio Básico “Processos devem ser controlados”.

Dirigido por Métricas – Esta característica é responsável pelo uso de indicadores e modelos de maturidade. É derivada do Princípio Básico “Processos devem ser controlados”.

Nas próximas postagens vamos explorar cada uma das Características Gerais a fundo, construindo, ao final de todas as características, o arcabouço de definições e ferramentas que montam o COBIT. Vamos juntos nesta viagem?

Então...

… Sigam-me os bons!!!

Um comentário: