sexta-feira, 8 de junho de 2012

COBIT – Introdução - Governança de TI


Continuando a introdução ao COBIT, iniciada na postagem anterior, e levando em consideração que a partir da versão 4.1 o foco desta metodologia passou a ser a governança de TI, precisamos entender como o COBIT a conceitua e a entende. Governança de TI, na visão do COBIT, é “responsabilidade da alta direção. Consiste em liderança, estruturas organizacionais e processos que garantam que a TI corporativa sustenta e estende as estratégias e objetivos da organização”. Interpretando, Governança de TI não é exclusividade da TI, na verdade a TI faz parte dela, mas a responsabilidade é da alta direção da empresa, pois, é ela que direcionará os caminhos da TI, em termos de estrutura, processos e metas a fim de que esta atenda as necessidades do negócio, fazendo o famoso alinhamento entre negócio e TI, ou seja, fazendo com que a TI deixe de ser um custo para ser um investimento na melhoria dos negócios.

De forma resumida podemos colocar que o COBIT entende a Governança de TI da seguinte forma (técnica das 4 perguntinhas mágicas):

  • O quê – Liderança, estruturas organizacionais e processos.

  • Quem – Executivos e alta direção (inclusive área de TI).

  • Para quê – Fazer com que a TI corporativa sustente e estenda as estratégias e objetivos da organização.

  • Como – Controlando os processos e os recursos necessários para produzir informações que sejam capazes de ter qualidade, segurança e que sejam adequadas em termos legais.

Sabemos que implementar a Governança de TI não é uma tarefa das mais fáceis e que existem uma série de desafios que são apresentados para os gestores, mas para direcionar o esforço, o COBIT definiu que o foco da governança de TI deve estar em cinco pontos principais. São eles:

  • Alinhamento estratégico – Garantir que negócio e TI estejam “remando” para o mesmo lado.

  • Agregação de valor – Não adianta apenas remar para o mesmo lado, há a necessidade de se ter retorno em relação ao investimento feito na TI.

  • Gerenciamento de recursos – Sempre otimizar o uso dos recursos, não apenas os financeiros.

  • Gerenciamento de riscos – Incorporação da prática de gerenciamento de riscos nos processos de TI.

  • Mensuração de desempenho – Usar o BSC (Balanced scorecard) para avaliar a TI em todas as suas dimensões.

Caros leitores, percebam que no foco “Mensuração de desempenho”, o COBIT faz referência direta ao BSC, como forma de definir os objetivos estratégicos de TI, baseado, obviamente, nos objetivos estratégicos do negócio.

Ficamos por aqui, na próxima postagem continuaremos com as informações iniciais sobre o COBIT! Até lá e...

… Sigam-me os bons!!!

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