Continuando a introdução ao COBIT, iniciada na postagem anterior, e
levando em consideração que a partir da versão 4.1 o foco desta
metodologia passou a ser a governança de TI, precisamos entender
como o COBIT a conceitua e a entende. Governança de TI, na visão do
COBIT, é “responsabilidade da alta direção. Consiste em
liderança, estruturas organizacionais e processos que garantam que a
TI corporativa sustenta e estende as estratégias e objetivos da
organização”. Interpretando, Governança de TI não é
exclusividade da TI, na verdade a TI faz parte dela, mas a
responsabilidade é da alta direção da empresa, pois, é ela que
direcionará os caminhos da TI, em termos de estrutura, processos e
metas a fim de que esta atenda as necessidades do negócio, fazendo o
famoso alinhamento entre negócio e TI, ou seja, fazendo com que a TI
deixe de ser um custo para ser um investimento na melhoria dos
negócios.
De forma resumida podemos colocar que o COBIT entende a Governança
de TI da seguinte forma (técnica das 4 perguntinhas mágicas):
- O quê – Liderança, estruturas organizacionais e processos.
- Quem – Executivos e alta direção (inclusive área de TI).
- Para quê – Fazer com que a TI corporativa sustente e estenda as estratégias e objetivos da organização.
- Como – Controlando os processos e os recursos necessários para produzir informações que sejam capazes de ter qualidade, segurança e que sejam adequadas em termos legais.
Sabemos que implementar a Governança de TI não é uma tarefa das
mais fáceis e que existem uma série de desafios que são
apresentados para os gestores, mas para direcionar o esforço, o
COBIT definiu que o foco da governança de TI deve estar em cinco
pontos principais. São eles:
- Alinhamento estratégico – Garantir que negócio e TI estejam “remando” para o mesmo lado.
- Agregação de valor – Não adianta apenas remar para o mesmo lado, há a necessidade de se ter retorno em relação ao investimento feito na TI.
- Gerenciamento de recursos – Sempre otimizar o uso dos recursos, não apenas os financeiros.
- Gerenciamento de riscos – Incorporação da prática de gerenciamento de riscos nos processos de TI.
- Mensuração de desempenho – Usar o BSC (Balanced scorecard) para avaliar a TI em todas as suas dimensões.
Caros leitores, percebam que no foco “Mensuração de desempenho”,
o COBIT faz referência direta ao BSC, como forma de definir os
objetivos estratégicos de TI, baseado, obviamente, nos objetivos
estratégicos do negócio.
Ficamos por aqui, na próxima postagem continuaremos com as
informações iniciais sobre o COBIT! Até lá e...
… Sigam-me os bons!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário